contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MA) promove pacote de melhorias

20/01/2023

Unidade de saúde é gerida pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); adequação de refeitório e cozinha, ampliação e reforma de leitos, bem como reestruturação do Banco de Leite Humano estão entre as melhorias 

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nos últimos meses melhorias e adequações para aprimorar o fluxo de atendimento para os pacientes. A unidade é referência estadual em atendimento a gestação de alto risco. A MACMA recebeu inovações no lactário, ampliação e reformas para leitos de UTI Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) – adequações que obedeceram as portarias do Ministério da Saúde e as normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC).

Leonardo Lopes, diretor administrativo, enfatiza que a nova estruturação e reforma garante ainda mais conforto aos pacientes. “Entregamos a sala vermelha (sala de estabilização) que atende aquelas pacientes em estado grave e gravíssimo; também temos a estruturação e reforma do refeitório atendendo as normas da Vigilância Sanitária, além de melhorar nossos processos de trabalho”, destacou.

“A reinauguração do refeitório e cozinha agora estão nos padrões da Vigilância Sanitária, além de ofertar mais conforto para funcionários e usuários. Também foi otimizado o fluxo da cozinha para melhor locomoção”, falou Lucilla Persou, nutricionista responsável pelo refeitório.

Além das entregas, a MACMA começa nova reforma do Banco de Leite Humano (BLH), obedecendo as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Nós queremos sempre oferecer o melhor atendimento para a população. Com isso, também estamos no início do processo de Acreditação da unidade e estamos todos empenhados”, garantiu Leonardo Lopes.

A Engenheira responsável pela MACMA, Diana Soares, destacou que a parceria e acompanhamento têm apresentado diversos benefícios para a unidade. “As adequações são importantes para o pleno funcionamento da unidade hospitalar, destaco a reforma e adequação do Lactário sendo um ambiente mais seguro e limpo para serem manipulados o leite materno e fórmulas, também a adequação do espaço do Núcleo de Educação Permanente que agora é integrado com a biblioteca para os residentes. A reforma mais recente foi o refeitório, além de outras adequações de acesso hospitalar para garantir mais agilidade”, comentou.

Integram, ainda, o pacote de melhorias: reformas da admissão e consultório médico da admissão; acesso ao centro de parto para UTI no anexo e centro cirúrgico; ampliação com mais 16 leitos na UCINCo e reforma do antigo centro cirúrgico, sendo usadas como sala de recuperação em enfermarias, além de revitalização de pintura e jardinagem do estacionamento.

Acreditação ONA – A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente. A certificação avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *