contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove Agosto Dourado

04/08/2023

Mês de agosto é dedicado ao incentivo do Aleitamento Materno; maternidades reforçam campanha com ações para profissionais, mães e acompanhantes

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia campanha Agosto Dourado nesta sexta-feira (04/08) para incentivar o aleitamento materno. Durante a abertura o tema “Apoio e amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” foi enfatizado sobre a continuação no aleitamento na volta ao trabalho e, para isso, as equipes prepararam programação setorial para abordar o fortalecimento da ação.

A MACMA dispõe de Banco de Leite Humano (BLH) e precisa ter no mínimo 8 litros em estoque diário, contando com média mensal de 140 litros de leite humano coletados para manter os pacientes da maternidade. Irenildes Costa, supervisora do Banco de Leite Humano, comentou sobre o fortalecimento da campanha para apoio e incentivo ao aleitamento materno. “Quando falamos de aleitamento materno temos o privilégio de vivenciar todos os dias, e ainda mais sendo maternidade com o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Sabemos que um dos critérios são os dez passos para o sucesso do aleitamento materno. Vamos enfatizar sobre fazer a diferença para esses pais que trabalham, pois é importante para que o bebê tenha o tempo necessário de amamentação”, falou.

“Nós somos uma unidade referência em atendimento de alta complexidade para todo o estado. Contamos com equipe de apoio e amamentação para as funcionárias e pacientes, além do nosso banco de leite que orienta e incentiva essa amamentação e estimula vínculo entre mãe e bebê”, disse Ana Clotildes Rolim, diretora administrativa.

Maiane Cibele de Mesquita Serra, 36 anos, busca o banco de leite para orientação e readaptação do primeiro filho, Davi, 20 dias após fazer frenectomia lingual, liberação do freio da língua. “No começo era desafiador, Davi já fez a cirurgia na língua e agora estamos reaprendendo na amamentação. Venho há uma semana conversar, aprender com a equipe que nos dá total suporte. Posso dizer que aqui é uma terapia diária e indico que todas as mães procurem esse suporte para que não desistam do aleitamento materno”, conta.

Nádia Caroline de Moura Matias, nutricionista da coordenação estadual de alimentação e nutrição da SES, abordou sobre o tema da campanha. “Essa conversa com os profissionais sobre a campanha deste ano tem como tema o apoio na amamentação aos pais que trabalham fora e amamentam, e gera a questão dessa organização deles de ainda continuarem com amamentação exclusiva, essa importância será trabalhada durante todo mês”, pontuou.

Banco de Leite Humano – A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão conta com o Banco de Leite Humano (BLH) responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de execução das atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano dentro da maternidade. A equipe é qualificada e apta em amamentação com base Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11. 265) e com conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao Recém-nascido Grave ou potencialmente grave.

O Banco de Leite tem como função orientar, incentivar e apoiar as mães de bebês impossibilitados de serem amamentados diretamente ao seio, a realizarem a extração do leite materno seis a oito vezes por dia para a manutenção da lactação e possibilitar a oferta de leite materno cru ao bebê. As equipes informam às mães sobre os danos que bicos, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo podem causar no processo de amamentação. Outra função é realizar contato com as mães em até 10 dias após a alta hospitalar para verificar como está o andamento da amamentação.

Programação – A programação iniciou em (04/08) com mesa redonda e palestra. As atividades serão retomadas no dia (09/08) com curso para gestantes abordando a temática “Direitos da Mulher e o trabalho de parto”; no dia (16/08) roda de conversa conta com tema “Aleitamento Materno e a Orientação Nutricional para Gestantes e Puérperas”; no dia (23/08) roda de conversa com gestante realiza “Encontro Coletivo com Psicólogos e Serviço Social em prol das Gestantes na Macma”; no dia (31/08) a campanha será finalizada com Mamaço coletivo na área externa da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *