contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove Campanha de Doação de Leite Humano

24/05/2022

Com o tema “Gotas de amor para um mundo melhor” doadoras e mães receptoras participaram de ação na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, realizou, de 16 a 24 de maio, Campanha de Doação de Leite Humano. Com o tema “Gotas de amor para um mundo melhor”, mães, acompanhantes e profissionais participaram da ação. Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para a diretora-geral da MACMA, Socorro Braide, a participação das mulheres que estão amamentando foi estimulante. “Esse momento com o qual a mulher doa seu leite ajuda outras crianças que estão nas Unidades de Terapia Intensiva. É importante estimular todas as mulheres à amamentação e conscientizarem pelo bem que fazem ao doar seu leite”, acrescentou.

Joyce Thereza Fonseca dos Santos, 35 anos, enfermeira neonatologista do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, contou sua trajetória para o começo da doação de leite humano.

“É importante frisar que muitas pessoas nos levam a crer que doação de leite não é algo bom, mas devemos desmistificar isso, e fazer com que as pessoas entendam que existem muitos bebês que necessitam dessa doação, principalmente de recém-nascidos em UTI. Aquele pouquinho de leite que a gente chama de LHP (Leite Humano Pasteurizado) salva muitas vidas. Então quanto mais gente doar é muito, mais vidas iremos salvar”.

Para Lucimeire Andrade Silva, 39 anos, a doação de leite das outras mães é essencial para que seu filho com 20 dias na UTI tenha qualidade de vida, além de ajudar outros bebês. “Quando estou aqui perto dele tiro meu leite, mas só em saber que ele está sendo alimentado fico muito feliz”, completou a mãe.

Karen Cristina Ferreira do Nascimento, 24 anos, falou que a doação de leite é um ato de amor, pois a ajuda além de ser para os bebês, são para as mães que também passam por dificuldades. “É muito gratificante ajudar quem precisa, no começo sofri muito para fazer doação, mas agora meu filho está com 5 meses e há 4 meses faço a doação desse ato de amor”, comentou.

Na ocasião, mães doadoras participaram do evento, além de roda de conversa para dialogar sobre doação de leite e amamentação. A troca de experiências também foi marcada com a entrega dos certificados de “Mãe Doadora”. A campanha tem como principal objetivo sensibilizar e informar as mães lactantes sobre o processo de coleta do leite, bem como mobilizar a sociedade para a doação de frascos, insumo necessário para coleta do leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *