contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove oficina terapêutica com mães da UTI

04/07/2019

Durante atividade, mães confeccionaram peças de enxoval de bebê; iniciativa integra ações de humanização da unidade

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), de São Luís, promoveu nesta quinta-feira (4/6) oficina terapêutica para mães dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A atividade faz parte do projeto ‘Mãe Participante’ e integra as ações de humanização da unidade que está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

Durante a atividade, as mães confeccionam peças de enxoval para os filhos. Nesta etapa, foram feitos dois itens da lista do enxoval do bebê, destinados para colocar hastes flexíveis de higiene e algodão. A decoração das duas peças do kit é feita pelas próprias mães. Participaram ainda mães com bebês da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) , ambos integram a Unidade Neonatal da MACMA.

A oficina terapêutica reforça o laço afetivo entre a mãe e o filho, conforme explica a psicóloga da UTIN, Djanira Rodrigues Vieira. “As mães de bebês prematuros acabam pulando essa fase, que é de preparação do enxoval. Por isso, ao confeccionar esse presente para o próprio filho, o vínculo dela com a criança aumenta, além de ser um momento para encorajar e empoderar essa mãe a maternar seu filho”, explicou.

A psicóloga reforçou ainda que a oficina ameniza o estresse, trabalha a coordenação motora fina por meio do trabalho manual, além de potencializar uma fonte de renda para as mães após a alta médica.

Inaciane Pereira Viana, 28 anos, do município de Aldeias Altas, distante 389 km da Capital, expressou o sentimento por participar da oficina. “Estou gostando bastante. Aqui a gente esquece um pouco o problema de como minha filha está na UTI. Agora aguardo ela ganhar peso”, disse a mãe da pequena Marina Ciele, que nasceu prematura com 28 semanas.

Compartilhando também da experiência em participar da oficina, Naiara Martins Pestana, 21 anos, mãe de Luis Otávio, internado há 29 dias, lembrou a importância do momento. “É uma terapia tão boa. Temos que praticar mais vezes”, afirmou a moradora de São José de Ribamar, cidade da região metropolitana de São Luís.

Isleide Ferreira Neves, 29 anos, também detalhou os ganhos com a oficina. “Meu filho está há um mês internado na UTI. Aqui nesta oficina nos distraímos, alivia um pouco a angústia que sentimos dos momentos que passamos apreensivas. Estou achando muito bom participar”, pontuou a moradora do bairro São Bernardo, em São Luís.

A UTIN integra um dos serviços oferecidos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. A equipe da UTIN é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. A unidade é referência no Maranhão no atendimento à gestação de alto risco. Além da UTIN, o aparelho de saúde conta com UTI Materna adulta e atendimentos que incluem pediatria clínica. A MACMA é um dos quatro hospitais do estado a possuir a certificação pelo UNICEF, de Hospital Amigo da Criança, e possui Banco de Leite Humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *