contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove oficina terapêutica

16/11/2021

Mães aprendem a confeccionar peças para enxoval do bebê; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, realiza iniciativa desenvolvida pela equipe multidisciplinar que tem como finalidade minimizar o estresse e a ansiedade das mães que estão em acompanhamento diário com recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. As atividades, relacionadas à ação ‘Saúde Mental: Cuidar é preciso’, proporcionam qualidade e bem-estar mental às mães no tempo de permanência da hospitalização dos bebês. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Djanira Vieira, psicóloga, conta que a oficina tem objetivo de interação social. “Além da confecção de peças de enxoval do bebê como forma de resgatar uma fase que elas praticamente perderam, até pela prematuridade do bebê, as ações reúnem diversas mães que trocam experiências”, pontuou.

Por meio do simbolismo das peças produzidas são fortalecidos o vínculo afetivo e sentimento maternal. A iniciativa acontece mensalmente. Gilcilene Ribeiro Gomes, 22 anos, moradora do município de Icatu, está há um mês e três dias com sua filha Ana Vitória internada na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) e destaca com alegria a importância da vivência na oficina terapêutica. “Gostei muito da oficina, pois estava me sentindo triste. Foi o momento que me ajudou. Conversamos e o resultado ficou muito lindo, esse aprendizado vou fazer em casa”, comentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *