contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão realiza Novembro Roxo

12/11/2022

O mês de novembro é alusivo à sensibilização da prematuridade; unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, realizou na última quinta-feira (10/11) o Dia D em alusão ao mês da prematuridade. Profissionais, mães e recém-nascidos participaram de diversos momentos. Maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ação destacou tema sobre “Os desafios da maternidade” para profissionais da unidade, além disso, a programação contou com momento interativo para as mães da UTI e UCI, com oficina para produção de quadros para os recém-nascidos e relaxamento com massagens, as atividades foram realizadas equipes de psicologia e terapia ocupacional. Ainda tiveram ações para as mães dos setores com maquiagem e penteados.

A Terapeuta Ocupacional da UTI Neonatal, Maria das Dores Ferreira, afirma que o objetivo da atividade é trazer aconchego para as mães que passam o dia e dormem na unidade. “Nosso objetivo é que elas sejam bem orientadas e preparadas, e as atividades trazem um convívio diferente” disse.

Taís Silva de Oliveira, 31 anos, teve seu parto com 29 semanas e já está na MACMA há um mês e dois dias na UTI Neonatal e fala sobre as ações que são pensadas para as mães. “As dinâmicas e atividades desenvolvidas são muito boas, pois passamos por muitas situações durante os dias, e esse momento nos ajuda a amenizar o que vivemos por aqui”, finalizou a mãe de Sophia Vitória.

“As atividades lúdicas e de autocuidado foram oferecidas para as mães na semana da prematuridade na MACMA, com oficinas criativas através de trabalhos manuais, o momento da beleza que trouxe maquiagem e sessão de fotos para as mães, relaxamento físico e dinâmica de reflexão. Essas estratégias de cuidados impactam no emocional da mãe no sentido de proporcionar a elas autonomia e autoestima dentro de um ambiente coletivo desconhecido” destacou a psicóloga, Djanira Vieira.

Banco de Leite Humano – A Maternidade de Alta Complexidade conta com o Banco de Leite Humano (BLH). O local é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. A equipe foi capacitada e está apta em amamentação com base Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11. 265) e com conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao Recém-nascido Grave ou potencialmente grave.

Atualmente, a maternidade está com baixo estoque com a quantidade coletada de 147,700 litros, o leite pasteurizado em estoque é 40,750 litros e o consumo diário é de 9 litros, e o envio diário para os recém-nascidos prematuros é de 3 litros, o que está abaixo do normal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *