contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão recebe doação de frascos durante campanha de incentivo ao aleitamento materno

31/08/2022

Unidade de saúde recebeu 148 frascos doados para o Banco de Leite Humano da maternidade administrada pelo Instituto Acqua

A campanha Agosto Dourado, realizada anualmente nas maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua, incentiva o aleitamento materno e também promove ações pontuais de fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, com palestras, oficinas, atividades laborais, mamaço, entre outras iniciativas. Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), na capital maranhense, a programação contou com a entrega de frascos de vidros doados por projetos sociais.

Os frascos foram arrecadados por duas instituições – o projeto Família em Ação da Comissão de Direito da Família da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Maranhão) e também pelo projeto E+ Reciclagem – que, juntas, somaram o total de 148 frascos e 36 kits de higiene pessoal com bolsa.

“Apoiar a campanha de aleitamento materno é uma iniciativa que estamos desenvolvendo dentro da OAB, como forma de firmar parcerias entre mulheres que vivem a maternidade. Temos um projeto direcionado para as mulheres advogadas, com todos os auxílios jurídicos e nosso intuito, hoje, é que essas mulheres também apoiem a amamentação de outras mulheres que estão na rede estadual de saúde trazendo aqui os frascos de vidro e os kits de higiene”, disse a presidente da Caixa de Assistentes dos Advogados, Alynna Almeida, acompanhada da presidente da Comissão do Direito da Família, Tiza Alencar, e da presidente do IBDFAM/MA, Terezinha Marques.

A ação contou antes com roda de conversa entre gestantes que são assistidas pela MACMA, conduzida pela supervisora do Banco de Leite Humano da maternidade, Irenildes Costa. Entre os temas debatidos, dúvidas sobre como proceder de forma correta na amamentação, além de informações sobre direitos da família, da mãe e do bebê no período gestacional (pré-parto, parto e pós-parto), e que incluiu esclarecimentos sobre planejamento familiar, as redes de apoio, o SUS, vinculação com a maternidade, direito do acompanhante, atendimentos prioritários, licenças e salário maternidade.

Keila Rodrigues, 37 anos, é uma das gestantes que está em pré-natal na maternidade, com 20 semanas de gestação. “Sou acompanhada aqui devido a minha gravidez ser de risco. E esse tema da doação é sempre muito bom porque ajuda a todas as mães. É um ato de amor. Na gravidez da minha irmã ela foi doadora e ajudou muitas outras mulheres”, falou.

Irenildes Costa pontua que, mensalmente, são doados 200 litros de leite e, por isso, a importância da doação de frascos de vidro ser contínua. “Os frascos doados são de grande importância para o Banco de Leite Humano da maternidade, pois estamos em período de crescimento de doadoras de leite humano. Esse tipo de frasco serve para armazenar e coletar o leite humano, além de ser útil para a pasteurização”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *