contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão recebe visita de professor da Universidade Estadual de Campinas (SP)

17/07/2019

Professor Sérgio Marba conheceu as instalações da unidade de saúde com o objetivo de colaborar com a reorganização da rede neonatal do estado do Maranhão

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) recebeu, na última terça-feira (16/07), visita do neonatologista e professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), Sérgio Marba, acompanhado da equipe que integra a Rede de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde no Maranhão (SES).

O professor visitou o Maranhão à convite da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) que, em parceria com a SES, realizou dois dias de diálogo para traçar novas estratégias de atenção neonatal no estado e ampliar os serviços ofertados pela Sala Cuidar – Rede de atenção às urgências e emergência obstétricas, instalada dentro da maternidade que é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Durante a visita na MACMA foram observados os procedimentos e protocolos de atendimento das gestantes e recém-nascidos desde a recepção até a Unidade de Terapia Intensiva. Para o diretor-geral da maternidade, Hilmar Hortegal, a reunião com a equipe de técnicos da rede estadual de assistência à saúde teve o objetivo de observar como estruturar o atendimento às crianças e evitar a mortalidade neonatal.

“A ideia da visita foi verificar como seria a estrutura para a instalação de uma sala neonatal e, assim como a Sala Cuidar, oferecer uma assistência integrada com os pólos, com pessoas treinadas, equipamento e condições para esse atendimento”, explicou.

Segundo a coordenadora do Departamento de Qualidade da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde (SAAS/SES), Joedilma Santos, a visita do especialista em neonatologia foi uma oferta de apoio técnico. “Estamos fazendo um estudo para repensar a reorgarnização da rede neonatal no estado, analisar a estrutura como um todo. Faremos a seleção daquilo que está dentro da nossa realidade com intuito de ampliarmos a assistência da Sala Cuidar, que atualmente está voltada para as emergências obstétricas como hipertensão e hemorragia, e construirmos um plano de atividades”, disse Joedilma.

A fase neonatal compreende até os primeiros 28 dias de vida do bebê. Com a ampliação dos serviços, além de garantir seguridade às mães, a Sala Cuidar também poderá prestar assistência às crianças que necessitem de apoio especial ou que nasceram fora do ambiente hospitalar.

Sala Cuidar – Inaugurado em abril de 2019, o serviço fica instalado na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, realizando suporte técnico e validação das conduções de situações de emergências à distância para 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses. Essas unidades fazem parte das referências regionalizadas para o parto no Maranhão, hospitais que atendem demanda de outros municípios e que realizam mais de 350 partos por mês.

O serviço está disponível 24 horas por meio do número (98) 3245-2989, todos os dias da semana, e conta com equipe de plantonistas formada por seis enfermeiros obstetras especializados e treinados. Com a ampliação para atendimento neonatal, a Sala Cuidar engloba mais um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *