contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão reforça Novembro Roxo e celebra alta de bebê após 48 dias de tratamento

19/11/2021

No dia Mundial da Prematuridade, recém-nascida recebe alta e profissionais participam de palestra na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, promoveu na última quarta-feira (17/11) abertura do Novembro Roxo, mês alusivo à Prematuridade, com palestra sobre os cuidados com o recém-nascido prematuro. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a ação, a alta da pequena Ana Luíza, que passou 48 dias internada, após ter nascido com 35 semanas de gestação e 1,290 kg, emocionou as equipes.

Com o tema “Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos”, este ano o foco é a Separação Zero entre mãe e bebê prematuro, ou seja, a mãe e o pai têm livre acesso para acompanhar durante tempo integral o seu bebê prematuro. “A separação zero é importante para iniciar o vínculo familiar dentro do âmbito hospitalar e aumentar seu fortalecimento para que a família participe de todo processo do cuidado com seu bebê”, comentou a enfermeira neonatologista e supervisora da UTI Neonatal, Kátia Pereira. Com a pandemia de Covid-19, o ambiente hospitalar passou por algumas mudanças nas normas de segurança, as mães passam por entrevistas pela equipe hospitalar sobre sintomas ou contato gripal, porém o livre acesso continua.

Para evitar nascimentos prematuros, é importante que sejam feitas, no mínimo, seis consultas de pré-natal, a partir dessa quantidade é possível ter um diagnóstico precoce de possíveis problemas na gravidez que podem ocasionar a gestante a ter um parto prematuro. O bebê é considerado prematuro, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando nasce antes das 37 semanas de gestação.

A mãe de Ana Luíza, Juliana Cássia Porto Martins Silva, 25 anos, residente do município de Colinas, relatou com alegria a satisfação em receber alta. “É sem explicação a gente receber a notícia que vai para casa no Dia da Prematuridade, agora vou cuidar da minha bebê em casa, sabendo que está tudo bem”, falou. Ana Luíza precisou ficar na Unidade de Cuidados Intermediário Convencional (UCINCo), com oxigênio nasal e auxílio à nutrição parenteral.

De alta, Ana Luíza foi para casa com 1,870 kg, e cheia de saúde, sua mãe, radiante, comentou sobre os cuidados oferecidos pelas equipes da maternidade. “O atendimento e atenção dos profissionais foram ótimo, a psicóloga compreensiva me ajudou muito. Participei de algumas atividades e esse foi um momento para relaxar a mente e o corpo”, comentou.

A enfermeira Neonatologista e supervisora da UCINCo e UCINCa, Marina Karole Barroso, relata que um dos indícios de melhora para a recuperação dos bebês prematuros é o contato pele a pele da mãe e bebê. Fundamental para aumentar o vínculo e confiança no manuseio do recém-nascido de baixo peso. “Além de estimular o aleitamento materno, favorece melhor controle térmico, e também na diminuição de infecções e redução da permanência hospitalar”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *