contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade (MA) amplia assistência com entrega de novos leitos

26/03/2021

Nesta etapa, 31 novos leitos foram entregues; novo prédio, ao final da obra, vai contar com 59 leitos de enfermaria e 10 de UTI 

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, ampliou a assistência a gestantes e puérperas com a entrega de novos leitos de enfermaria destinados ao tratamento de pacientes com síndromes gripais e casos positivos de Covid-19. Passam a funcionar nesta primeira etapa, 31 novos leitos de enfermaria, pré-parto, parto e pós-parto (PPP), observação no anexo à MACMA. O novo espaço começou a receber as primeiras pacientes nesta sexta-feira (26/03). A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dos 31 novos leitos, 23 serão de enfermaria, 4 de PPP e 3 de observação e um destinado ao consultório para atendimento médico. A estrutura funciona no prédio anexo à unidade, que é referência para tratamento de gestantes com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) no anexo da MACMA, localizado no mesmo terreno.

O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, durante visita ao local, ressaltou que a entrega desses novos leitos contribuirá tanto para assistência materno-infantil como para o combate à Covid-19. “Com essa estrutura, a gente dobra o tamanho do hospital. É um sonho antigo que tínhamos de fazer essa expansão, e, agora, nós temos uma maternidade que se torna compatível com o tamanho do estado. Ganhamos na atenção materna e infantil e também no combate à Covid-19”.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, destacou a relevância dessa nova ala na MACMA. “É mais um esforço para salvar vidas de gestantes e bebês que necessitam de atendimento médico”, pontuou.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a ampliação passa pelo compromisso e responsabilidade junto à população. “É importante parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa e empenho. Cada ação como essa colabora para que exista um equilíbrio do controle da pandemia e, sobretudo, oferta assistência a tantas mulheres que irão continuar buscando os serviços da maternidade. Nós do Acqua vamos garantir cada vez mais atendimento humanizado e eficiente, como a população é merecedora”, ressalta. 

Avaliação – Aurinete Pinto, 33 anos, contou o que achou do novo prédio. “Aqui o espaço é maior. Tá muito organizado e muito limpo. Agora só aguardar minha filha ter alta”, afirmou.

A obra também prevê a entrega de 10 novos leitos de UTI Materna e 28 de enfermaria. A expectativa é que tudo seja finalizado até o próximo mês. Com entrega total do espaço, serão 59 novos leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI na unidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *