contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade (MA) promove curso de sensibilização do Método Canguru

21/11/2019

Capacitação abordou aspectos relacionados à atenção humanizada do recém-nascido de baixo peso e melhoria na qualidade do cuidado; oficinas, exposição dialogada e atividades práticas fazem parte da programação

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), de São Luís, promove até sexta-feira (22/11) o Curso de Sensibilização do Método Canguru. A capacitação é voltada para profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e setores como Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Follow Up e Alto Risco. Aspectos relacionados à atenção humanizada do recém-nascido de baixo peso, melhoria na qualidade do cuidado, oficinas, exposição dialogada e atividades práticas fazem parte da programação. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Durante a palestra de abertura, a neonatologista Marivanda Gourdard dialogou abordando a Norma de Atenção ao recém-nascido de baixo peso e o Método Canguru no contexto das políticas de saúde. “Cerca de 82% dos que internam na UTI são prematuros, nasceram sem completar 37 semanas. Por isso, os profissionais precisam ter conhecimento sobre essa política que é de acolhimento à família e ao bebê internado.

Esse método é uma política do Ministério da Saúde, que atua de forma individualizada, humanizada, permitindo participação da mãe e do pai. Eles participam ativamente de todos os cuidados, como higienizações dos bebês, aprendem a identificar os riscos que o filho possa apresentar e a adquirir mais confiança de como fazer esses cuidados em casa”, reforçou.

De acordo com a Norma de Atenção ao recém-nascido de baixo peso, do Ministério da Saúde, o Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para a melhoria da qualidade do cuidado, desenvolvido em três etapas.
O documento afirma ainda que este modelo de assistência perinatal parte dos princípios da atenção humanizada, contribui para a redução do tempo de separação entre mãe e recém-nascido e favorece o vínculo, aumenta as taxas de aleitamento materno, propicia melhor relacionamento da família com a equipe de saúde, além de reduzir o estresse, a dor do bebê e diminuir o risco de infecções.

Programação – Nesta quinta-feira (21/11), a terapeuta ocupacional Lucyleia Rodrigues tratou sobre os aspectos neurocomportamentais do recém-nascido pré-termo. O cuidador e o ambiente de trabalho na unidade neonatal e o desenvolvimento psicoafetivo do bebê também estiveram na mesa de debates das exposições dialogadas.

No segundo dia de atividades, os trabalhos serão iniciados com a dinâmica dos sentidos que abordará questões relacionadas ao estresse e dor. O momento será coordenado pela equipe de fonoaudiólogos, fisioterapeuta, enfermeiros e médicos da Maternidade de Alta Complexidade. Em seguida, a exposição dialogada terá como tema “Orientações para os pais, seguimentos ambulatorial e rede social” e será ministrada pela enfermeira da Universidade Federal do Maranhão, Joama Gusmão.

A programação segue com debate sobre alta hospitalar com a médica Marivanda Gourdard. O contato pele a pele do ponto de vista da psicanálise será conduzido pelo psicanalista Alan Goudard. A oficina prática de cuidados e dinâmicas de expectativa encerra a programação do curso.

Além de todo o cuidado com o recém-nascido, a Maternidade de Alta Complexidade desenvolve oficina terapêutica com as mães que têm filhos na Unidade de Teparia Intensiva. Durante a atividade, as mães confeccionam peças de enxoval para os filhos como utensílios para colocar hastes flexíveis de higiene e algodão. Participam mães com bebês da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) – ambos integram a Unidade Neonatal da MACMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *