contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade (MA) promove desfile ‘Se Toque-Seja Rosa’ no encerramento da campanha Outubro Rosa

31/10/2019

Descontração e alegria chamaram atenção sobre a importância do autoexame; atividade encerra programação nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

Uma passarela cor de rosa foi montada no auditório da Maternidade de Alta Complexidade, em São Luís (MA), para o desfile ‘Se toque-seja rosa’. A atividade integra a programação de encerramento da campanha Outubro Rosa das unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). Descontração e alegria chamaram atenção sobre a importância do autoexame.

O diretor da Maternidade de Alta Complexidade, Hilmar Hortegal, destacou que o autocuidado deve ser uma prática constante na vida das mulheres. “Encerramos nossas atividades do Outubro Rosa, mas o autocuidado e este tipo de trabalho de alerta precisam acontecer de forma constante. Todas as colaboradoras envolvidas nessa atividade estão de parabéns”, disse.

A enfermeira do Centro de Parto Normal, Lucimeire dos Santos Silva, 42 anos, conquistou o carinho dos participantes e ganhou o primeiro lugar no desfile. “Decidi ajudar nessa campanha, pois era uma forma de incentivar as mulheres a se tocarem e se amarem mais. É uma forma também de homenageá-las. Todas mulheres precisam se cuidar, eu faço o autoexame sempre”, disse.

Durante o desfile, seis jurados avaliaram quesitos como postura, estilo de roupa, simpatia, carisma e desenvoltura na passarela. Antes do desfile, as candidatas participaram de uma etapa de avaliação e enviaram fotos com trajes na cor rosa e com lenços, simbolizando a luta contra o câncer. Após essa etapa, as quatro candidatas foram escolhidas e puderam desfilar no ‘Se toque-seja rosa’.

A terceira colocada, Camila Piauilino, 24 anos, também falou sobre a importância da ação. “Era uma iniciativa boa e me incentivei a participar. Foi legal ver todo mundo se mobilizando e eu fui uma das escolhidas. Fiquei feliz pelo terceiro lugar”, pontuou a técnica de enfermagem da Sala de Reanimação.

As unidades gerenciadas pelo Acqua no Maranhão realizaram durante o mês de outubro vasta programação que incluiu palestras, rodas de conversa, depoimentos, ações de beleza, atendimento ampliado de mamografia, além de alerta e orientação sobre formas da realização do autoexame e indicação dos procedimentos que devem ser seguidos caso a mulher identifique algum nódulo na mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *