contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade (MA) promove oficina com atividades de massoterapia, dinâmicas e massagem laboral no Janeiro Branco

15/01/2020

Programação foi dividida em duas etapas para atender todas as equipes de plantão; ação integra cronograma de atividades das unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a SES 

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, promoveu nesta quarta-feira (15/01) oficina da mente com atividades de massoterapia, dinâmicas e massagem laboral como parte das ações do Janeiro Branco. A programação foi dividida em duas etapas para atender todas as equipes de plantão. A atividade integra o cronograma das unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As oficinas foram coordenadas pela equipe de Psicologia da unidade de saúde. De acordo com a psicóloga Djanira Rodrigues, a ação chegou aos diversos setores da maternidade. “Pensamos em proporcionar esse momento de relaxamento, ofertando terapias alternativas para quem diariamente está cuidando das outras pessoas também pudesse se sentir cuidado. Foi importante, porque tivemos uma grande adesão”, detalhou a profissional.

Ana Maria Sousa, 57 anos, técnica de enfermagem do Setor de Admissão, pontuou o momento. “Esse momento é único e foi muito bom. Estava muito tensa. Aqui [na oficina da mente] a gente pode soltar as energias e aliviar a tensão. Todos deveriam participar”, disse.

Programação – As atividades foram abertas com a Dinâmica das Cores, coordenada pelas psicólogas Djanira Rodrigues e Andreia Everton. O momento proporcionou aos colaboradores a diminuição do estresse, do esgotamento emocional e conectar a mente ao corpo.

“Cada participante expressou através de uma cor o que estava sentindo naquele momento da dinâmica. Por isso, pegamos a folha em branco, que tem ligação com a proposta do Janeiro Branco, que é a ideia de retomada, de início de novos projetos e que será escrita e colorida diariamente ao longo de todo o ano”, explicou Djanira Rodrigues.

Além das ações de cuidados com a mente, uma equipe de massoterapeutas realizou atividades utilizando técnicas de massagem laboral (quick massage), quiropraxia – técnica utilizada para tratamento de desordem no sistema neuromuscular – e ventosaterapia – tratamento natural utilizado para melhorar a circulação sanguínea no corpo.

Camila Carvalho, uma das massoterapeutas, falou dos benefícios do uso das técnicas orientais. “A massagem circular faz com que os funcionários possam interagir mais. No nosso dia a dia acabamos não falando bom dia, apertando a mão, dando um abraço e a massagem feita em grupo pode reaproximar as pessoas, cria empatia”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *