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Maternidade de Alta Complexidade (MA) recebe visita técnica de consultores do Hospital Sírio Libanês

14/01/2020

Atividade é a primeira etapa de implantação do projeto Lean nas Emergências, que utiliza novas ferramentas de gestão para otimizar e ampliar a qualidade dos serviços  na unidade de saúde

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) recebeu, nesta quarta (12/01) e quinta-feira (13/01), a primeira visita técnica dos consultores do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. A atividade é a primeira etapa de implantação do projeto Lean nas Emergências desenvolvido por meio do Proadi/SUS em parceria com o Sírio Libanês. Durante dois dias, os consultores apresentaram o projeto aos colaboradores de diversos setores da unidade de saúde e iniciaram o trabalho de implementação da metodologia com plano de ação voltado para a melhoria do fluxo de atendimento. A MACMA é a primeira das 12 unidades administradas pelo Instituto Acqua no Maranhão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a receber o projeto.

Durante a abertura dos trabalhos, o diretor-geral da maternidade, Hilmar Hortegal, destacou a importância e a colaboração do projeto para melhoria na assistência a pacientes e bebês. “Nossa expectativa com o início do projeto é que possamos identificar nossas demandas e aplicar essa metodologia proposta pelo Sírio Libanês, que é reconhecida no país. Queremos ao lado de nossos colaboradores e lideranças dos setores solucionar o mais rápido possível qualquer dificuldade que possamos ter e assim diminuir o tempo de espera do paciente e prestar um serviço com maior qualidade e cada vez mais humanizado”, afirmou.

O médico-consultor do Sírio Libanês, Michel Cadenas, detalhou o funcionamento do projeto Lean nas Emergências e compartilhou diversas experiências de atuação da metodologia em outros estados da federação. “O projeto permite que a equipe local perceba quais são os pontos de melhorias que podem ser feitas nos seus fluxos e nos processos para  melhorar a assistência do paciente em situação de urgência e emergência”, disse.

A metodologia Lean é feita a partir de um diagnóstico do hospital e implementação de planos de ação para melhoria dos fluxos. Na MACMA, a metodologia será aplicada por uma dupla composta pelo médico Michel Cadenas e pelo especialista na metodologia Lean, Vinicius Renó, com participação de todos colaboradores. O ciclo completo compreende um ano e meio de projeto e de forma quinzenal a consultoria realizará visitas para implementação das ferramentas. Após essa etapa, durante 12 meses será feito o acompanhamento do projeto na qual serão analisados o desempenho e os indicadores que foram instituídas.

A MACMA participará do projeto com a proposta de reestruturar serviços de urgência e emergência, capacitar profissionais e implantar protocolos clínicos. O projeto avalia e desenvolve ainda princípios e técnicas operacionais que reduzem o desperdício de recurso, aprimora valores e implementa uma filosofia de qualidade que alcança todos os setores e, principalmente, melhora o fluxo de atendimento aos pacientes.

O projeto segue roteiro que tem como etapas: definir/mensurar (capacitação lean healthcare e diagnóstico operacional); analisar (mapa de fluxo de valor, diagrama, estratégias, ferramenta 5S), executar (plano de ação e plano de capacidade plena) e controlar, etapa definida como a gestão de controle de indicadores.

Programação – A programação do primeiro dia teve início com a visita técnica das dependências da maternidade. Em seguida, foram feitas as apresentações das lideranças operacionais da área administrativa e assistencial da maternidade. No cronograma de atividades ocorreram discussões da ferramenta DDC – Diagnóstico Demanda- Capacidade, além de coleta de fotos, documentação dos planos de ação, entre outras atividades. O segundo dia de trabalho foi destinado para o alinhamento dos indicadores e definição dos pontos focais do projeto.

Vinicius Renó pontuou quais os resultados devem ser alcançados ao final do ciclo do projeto. “Esperamos que o hospital crie uma cultura de cooperação, de estar melhorando sempre, e além de tudo vai ser refletido nos indicadores que temos de superlotação, tempo de atendimento, entre outros”, concluiu.

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