contato@institutoacqua.org.br

Maternidade do Himaba (ES) promove iniciativa Árvore da Vida para puérperas

25/04/2022

Iniciativa de impressão placentária é uma das práticas de humanização implementadas pelo Hospital infantil de Vila Velha, eleito referência em maternidade pública do Espírito Santo 

Como parte das atividades de humanização para as gestantes que dão à luz no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), a instituição implementa a iniciativa Árvore da Vida, em que é realizada a impressão da placenta de forma personalizada para ser entregue às pacientes que passaram por parto normal. O “print” é confeccionado pela equipe de enfermagem da maternidade, e acompanhado das informações referentes ao nascimento do bebê consta o significado da ação. A atividade foi desenvolvida pelo Instituto Acqua, organização social que gerencia o hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Mãe da pequena Dhiully e primeira paciente a receber a impressão placentária personalizada, Kattylin Ludugerio Nascimento se emocionou com a lembrança recebida e reforçou o significado desse momento para a mulher. “Adorei receber essa recordação, que não tive a oportunidade de ter ao dar à luz aos meus outros dois filhos. Prefiro o parto normal por conta do vínculo e preservar a memória de onde minha filha se desenvolveu é muito bonito”, destaca.

A supervisora de enfermagem da maternidade do Himaba, Poliana Ferreira Campos, explica que esse é um dos processos que promove a sensibilização do atendimento e estimula a prática do parto adequado. “Sabemos que a humanização empodera a mulher a vivenciar o parto como um momento único e especial. Essa atividade é uma estratégia que ressignifica a experiência do trabalho de parto e do nascimento, além de registrar permanentemente o primeiro contato do recém-nascido com a mãe. As primeiras entregas realizadas foram emocionantes e bem recepcionadas, o que estimula ainda mais a nossa equipe a realizar a iniciativa”, comemora.

Árvore da Vida – A placenta é o elo mais forte entre uma mãe e o seu bebê. Ela marca o início de um novo ciclo, simbolizando o amor e a conexão entre os dois. O caule é alusivo ao cordão umbilical, responsável por nutrir e levar substâncias importantes para o desenvolvimento do bebê. Os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e o tecido placentário faz referência às folhas. Ao ser carimbada no papel, a placenta ainda ganha o formato de árvore, por isso o nome Árvore da Vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *