contato@institutoacqua.org.br

Maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) implanta vacinação humanizada

18/01/2021

Prática ajuda a diminuir dor e acalma os bebês; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de implantar a vacinação humanizada, técnica que incentiva a amamentação enquanto o recém-nascido é vacinado. A iniciativa é estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o intuito de acalmar e diminuir a dor causada pelo contato com a agulha. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É comprovado que a amamentação durante a aplicação da vacina proporciona efeito de analgesia. Ao serem amamentados os recém-nascidos se sentem seguros e confortáveis com a mãe, tornando a experiência menos traumática.”, explicou a pediatra Romina Brignardello.

Ana Paula Ruiz Rocha, mãe da recém-nascida Helena, elogiou a iniciativa. “Nos surpreendemos com a humanização do atendimento na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã. Essa técnica é ótima pois o bebê fica acolhido no peito e não sente tanto a dor da vacina”, disse.

O hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha, programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e o pós-parto, e ao recém-nascido e às crianças até dois anos.

Maternidade – A maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã conta com 19 leitos dispostos com alojamento conjunto, três salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma sala de estabilização para recém-nascido, uma sala de classificação de risco obstétrico, sala de observação, uma sala com banheira para terapia na água, consultório médico e solarium para realização de encontros educacionais e arejamento para as gestantes.

Mães e recém-nascidos da maternidade recebem, na alta hospitalar, kit de higiene chamado ‘Pequeno Sul-Mato-Grossense’ composto por fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura.

Um comentário em “Maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) implanta vacinação humanizada”

  1. Ana nozomi Martínez miyashita disse:

    Muito bom o atendimento
    Varias veces me atenderon ai
    Todos com muita paciencia amei tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *