contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) completa 4 anos com quase 850 mil atendimentos

01/10/2022

Maternidade mantém serviço de UTI Neonatal e já realizou mais de 8 mil partos desde a inauguração; gerenciada pelo Instituto Acqua, unidade atende mais de 15 municípios do Médio Sertão Maranhense

A Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), celebrou 4 anos de existência na última sexta-feira (30/09). Inaugurada sob administração do Instituto Acqua em 2018, a unidade é referência em assistência materno-infantil, com serviços de emergência e urgência que funcionam 24 horas, além de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Em 4 anos, foram mais de 8 mil partos realizados.

Na unidade de saúde, gestante e bebê têm todo suporte de assistência no pré-parto, parto e puerpério, com o serviço de ambulatório especializado e a realização de testes de pezinho, orelhinha, ultrassonografia e análise clínicas. O atendimento humanizado é uma das premissas na assistência oferecida pela maternidade, com estrutura de quartos privativos e todo suporte para garantir um parto que corresponda às expectativas da gestante.

A programação do evento de aniversário da maternidade abriu com depoimento da direção sobre os avanços da unidade de saúde e uma oficina sobre o método do pilates, com a fisioterapeuta Antonieta de Sousa Barros, na recepção do ambulatório especializado. Minutos antes do evento, mais um bebê nascia na maternidade sob os cuidados da equipe de enfermagem. Dulce Maria, que nasceu às 8h22, de parto normal, pesou 3.195kg e tem 50 cm de estatura. A mãe, Letícia Souza da Silva, 24 anos, saiu da cidade de Paraibano para ter o parto em Colinas. “Tive meu parto do jeito que queria e gostei muito de todo atendimento, a recepção dos médicos e enfermeiros que foram muito carinhosos comigo e com a minha primeira filha, agradeço a toda equipe”.

A diretora-geral da maternidade, Maria de Lourdes Lopes, destacou a importância da unidade para toda região. “Mais um aniversário da maternidade e 2 anos de UTI Neonatal. Vimos o avanço da saúde no Médio Sertão e somos referência para gestantes de alto risco. Quantas vidas salvamos! Estamos sempre prontos para atender a quem precisar. Queria agradecer a todos os colabores, ao Instituto e governo do estado”, pontuou.

Números – A maternidade realizou 811 cirurgias, 90.130 consultas multidisciplinares, 55.168 consultas em pacientes internados, 82.586 consultas gerais, 20.306 diagnósticos de triagem neonatal, 13.190 internações, 353.919 procedimentos de enfermagem, 224.691 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), além de 8.765 partos. Ao todo, os números somam 849.566 atendimentos.

A UTI Neonatal da maternidade também completou 2 anos de funcionamento. Com equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e assistentes sociais, a estrutura conta com 10 leitos de UTI, 4 de UTIN, 4 de UCINCO e 3 de UCINCA.

“É um ganho muito importante para a região, sobretudo com o suporte do ambulatório especializado que garante assistência ao bebê no seguimento após a alta da UTI, com equipe multiprofissional. Tenho muita satisfação em fazer parte desse trabalho, entre lutas e vitórias”, finalizou a coordenadora da UTI Neonatal, Aline Stefhane Coutinho Coelho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *