contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) completa um ano de funcionamento e registra mais de 179 mil atendimentos

26/09/2019

Unidade atende gestantes de 15 municípios; ação humanizada e prática qualificada das equipes foram os destaques durante primeiro ano
A Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), completa nesta quinta-feira (26/09) um ano de funcionamento. Neste período, a unidade registrou 179.259 atendimentos. De janeiro a agosto deste ano foram 142.022 atendimentos efetuados pela unidade gerenciada via Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.
A diretora-geral da Maternidade, Maria de Lurdes Lopes, avaliou os avanços do primeiro ano de funcionamento da unidade. “Nesse primeiro ano tivemos vários avanços na gestão e prestação do serviço ofertado pela Maternidade Humberto Coutinho. Atendimentos de qualidade nas especialidades obstetrícia, pediatria, uma equipe qualificada de enfermeiros obstetras, além de avanços em outras áreas. Hoje temos um atendimento humanizado de qualidade e esperamos sempre garantir esse atendimento aos pacientes de nossa região”, pontuou a gestora.
Em um ano, os partos realizados na unidade somam 1632, sendo 670 normais e 962 cesareanas. A prática humanizada com acolhimento respeitoso, atuação de uma equipe multidisciplinar e estrutura moderna com equipamentos novos tem sido os pilares da gestão da unidade que atua ainda com estratégias voltadas para redução de morte materna e infantil desenvolvida pela política estadual de gestão e Instituto Acqua.
Adriana Cabral, natural de Buriti Bravo – distante 503 Km da capital São Luís -, elogiu o atendimento. “Vim para a maternidade porque meu bebê estava com o coraçãozinho alterado, não estava normal. Na hora que eu cheguei aqui [Maternidade Humberto Coutinho] não demorou nem cinco minutos e fui logo atendida. Foi tudo rápido. Me trataram muito bem. O médico teve muita paciência comigo”, recordou.
A estudante Yasmin de Sousa Torres, 17 anos, mãe do primeiro filho, contou como foi o atendimento na unidade. “Cheguei com dor e fui avaliada pelo médico. Percebia que o coração do meu filho estava batendo mais fraco, mas logo fiz a cesareana. Fui bem tratada pela equipe e gostei do atendimento”, disse a moradora de Colinas.
Os partos de Adriana e Yasmin integram os 1194 partos realizados este ano na Maternidade Humberto Coutinho. Do total foram 488 partos normais e 706 cesáreas. Procedimentos de enfermagem totalizam 83.206, consultas médicas somam 23.387. Os números ainda apontam que os Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (S.A.D.T.) fecharam agosto em 36.362. As consultas realizadas pela equipe multidisciplinar atingiram a marca de 31.290 em um ano de atividades e as internações foram 2.532. No primeiro ano de funcionamento foram 564 procedimentos médicos ambulatorial e 286 cirurgias.
Após o nascimento, os bebês realizam os principais testes para avaliação da saúde ou patologias, como o Teste do Pezinho, que pode identificar doenças como hipotireoidismo congênito, entre outras. A unidade também conta com um posto avançado de Registro Civil de Nascimento e com o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo que realizou em um ano 67 inserções de DIU e 102 orientações sobre métodos contraceptivos.
Programação de aniversário – Na próxima terça-feira (1/10) a unidade celebra com colaboradores, equipes médicas, de enfermagem, pacientes e acompanhantes o primeiro aniversário. Será realizada programação especial com bolo e depoimentos de pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *