contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) realiza cirurgia inédita em recém-nascido

29/09/2022

Bebê com diagnóstico de anoxia neonatal e hemorragia intracraniana recebeu atendimento da equipe da UTI Neonatal com procedimento cirúrgico inédito na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua

Um procedimento cirúrgico inédito foi realizado pela equipe da Maternidade Humberto Coutinho, na cidade de Colinas, no Maranhão. A unidade administrada pelo Instituto Acqua é referência em assistência materno-infantil e atendimento de urgência e emergência para gestantes e bebês de mais de 15 municípios do Médio Sertão maranhense. Um destes casos foi a cirurgia do bebê Emanuel Diogo Silva, neste mês, que chegou com três dias de vida na maternidade e foi atendido pela equipe da UTI Neonatal.

O bebê e a mãe, Raiza Lima Silva, chegaram de ambulância da cidade de Tuntum, distante 114,5km, e foram prontamente atendidos pela equipe de plantão, como explica o diretor-administrativo da maternidade, Otoniel Damasceno. “A nossa maternidade é referência para muitas outras unidades de saúde por termos funcionando aqui o serviço de terapia intensiva para esses casos”, disse.

No parto, o bebê sofreu crises convulsivas, desconforto respiratório e foi exigida manobra de reanimação e internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O caso foi avaliado por médica neonatologista, que após avaliação indicou a intervenção de urgência, devido ao diagnóstico de anoxia neonatal com hemorragia intracraniana. Foi necessário intervir com o método de punção transfontanelar, devido ao grau de hemorragia. O procedimento cirúrgico teve uma hora de duração e foi considerado inédito para a equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da unidade de saúde. O estado clínico de Emanuel Diogo é estável e o bebê foi transferido para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, na capital maranhense, onde segue em tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *