contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) registra primeira alta da UTI Neonatal

10/10/2020

Após 10 dias internada, Eliza Vitória recebeu alta; equipes da unidade de saúde celebraram com balões e bolo

A escolha do nome de Eliza Vitória representa bem a luta pela vida da recém-nascida de 10 dias. Ela é a primeira bebê a receber alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, no Maranhão. Para celebrar a melhora, as equipes da UTI Neo preparam festa especial para Eliza neste sábado (10/10). O novo serviço está em funcionamento desde (28/09). A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Após dar entrada na maternidade no dia (30/09), Amanda de Paula Braga, 22 anos, grávida de 39 semanas, deu a luz à pequena Eliza Vitória no Centro de Parto Normal. Necessitando de cuidados especiais, Eliza foi encaminhada para a UTI Neonatal. Durante 10 dias internada, a recém-nascida recebeu além dos cuidados de equipe multiprofissional, carinho e atenção de todos os colaboradores. A forma do atendimento integra as ações de humanização desenvolvidas nas unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua.

A pequena Eliza permaneceu seis dias na UTIN e quatro dias na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). Ao dar entrada na UTIN, Eliza sofreu parada cardíaca e precisou ser entubada. A recém-nascida permaneceu em ventilação mecânica por seis dias. De acordo com o boletim médico, após apresentar melhora, comprovada com os exames, ela foi encaminhada para UCINCa, onde recebeu o carinho da mãe e amamentação incentivada pela equipe de enfermagem.

Minutos antes da alta médica, Eliza Vitória só queria duas coisas: o colo da mãe e o leite materno, alimento primordial que ajudará Eliza no desenvolvimento e fortalecerá a imunidade da recém-nascida.

Festa – Antes de deixar a maternidade, Eliza e a mãe Ana Paula receberam o carinho das equipes e uma festa toda especial com direito a balões e bolo. Além do mimo pela alta, Eliza vai levar sempre uma lembrança positiva dos dias na maternidade. As equipes deixaram recados de incentivo e carinho para a primeira paciente.

Ana Paula Braga deixou recado todo especial para as equipes da maternidade que cuidaram da filha. “O atendimento foi melhor do que em muitos hospitais. Muito obrigado por vocês terem cuidado dela. Agradeço a Deus também por ela ter saído dessa”, disse a moradora do município de Nova Iorque.

A UTI Neonatal está em funcionamento desde (28/09). Os novos leitos integram a rede de apoio a saúde materno infantil na região central do estado. No total são 10 leitos neonatais, distribuídos da seguinte forma: quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), quatro da Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e dois da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

“Foram momentos difíceis para todos nós da equipe, porque como foi nossa primeira internação e chegou em um quadro bem complicado, então nós nos dedicamos, demos amor, cuidamos e após seis dias ela apresentou melhora. É muito gratificante. Ficamos com a sensação de dever cumprido e de que todos os nossos esforços valeram a pena”, finalizou a coordenadora da UTI Neo, Aline Stephane Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *