contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) celebra 5 anos com mais de 495 mil atendimentos

28/09/2020

Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), maternidade é referência em assistência humanizada

A Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), reuniu colaboradores e visitantes para celebrar 5 anos de funcionamento na última sexta-feira (25/09). A comemoração contou com depoimentos de funcionários, corte de bolo e a presença da primeira criança nascida em 2015 na maternidade. O Instituto Acqua gerencia a unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A celebração teve início com a palavra do diretor-técnico da maternidade, o médico e obstetra Felipe Brayon. “Comemoramos 5 anos de uma nova fase administrativa da maternidade, mas sempre com a gestão do Instituto Acqua, que acompanha a história da unidade de saúde com a comunidade. Iniciamos as celebrações com as atividades da semana dos funcionários administrativos e estendemos nessa solenidade a gratidão aos demais funcionários da assistência, com muita qualidade”, destacou.

Um vídeo mostrando a rotina dos colaboradores nos diversos setores da maternidade emocionou os participantes. “Sou enfermeira obstetra e é um orgulho participar desse momento. Cheguei para somar com a equipe e me sinto ganhando um presente, sendo bem acolhida e vendo esse amor dos funcionários pela maternidade. Para servir e acolher bem na assistência às gestantes precisamos nos sentir bem no ambiente de trabalho e isso é muito importante”, disse a diretora-administrativa, Kelma Lucena.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha fica localizada à Oeste da capital maranhense, na região do Itaqui-Bacanga, com mais de 60 bairros e população acima de 200 mil habitantes. A unidade de saúde é considerada referência pela assistência humanizada. Para o líder comunitário e funcionário da maternidade, Oziel Melo de Matos, a história da maternidade vai além dos cinco anos. “A maternidade surgiu de forma comunitária, construída pelas mãos dos moradores. A gente tem que preservar essa história e dedicar homenagens também aos funcionários antigos que iniciaram esse trabalho de assistência”, pontuou.

A gestão do Instituto Acqua implantou boas práticas de assistência humanizada, com atividades de roda de conversa com gestantes, cantinho do suco, pintura da barriga e da placenta, métodos não-farmacológicos para controle da dor, quartos privativos e tem uma equipe composta em sua maioria por enfermeiros obstetras.

Jocelma Pires Alencar, 41 anos, teve o segundo filho na maternidade, Luís Miguel, após 15 anos da primeira gestação. A gravidez tardia também teve o agravante da epidemia do vírus Zika. “Contraí a Zika e é um milagre meu filho ter nascido saudável. Tive muito medo do parto, mas fui muito bem acolhida por uma enfermeira, que me trouxe confiança, me tratou como uma filha durante quase 10 horas de trabalho de parto. Sempre conto essa história para meu filho, que também completa cinco anos junto com a maternidade”, disse.

Números – Neste ano, até o mês de agosto, a maternidade contabilizou 953 partos. E ao longo dos cinco anos de gestão do Acqua, foram 495.647 atendimentos, entre consultas, cirurgias, exames, partos, internações e atendimento em planejamento familiar. A unidade de saúde oferece atendimento de urgência e emergência, internação em obstetrícia clínica e cirurgia geral.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha conta com 21 leitos, sendo 3 de Clínica Cirúrgica, 1 de Clínica Médica, 1 de Clínica Pediátrica, 16 de Obstetrícia Clínica e Cirúrgica. Além disso, conta com serviço ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, e também uma Sala de Vacina e um Posto de Registro Civil de Nascimento. A unidade oferece ainda serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho).

A unidade também oferta internação de 48 horas, com direito a acompanhante. Nestes cinco anos ofertou 2.318 cirurgias, 182.280 atendimentos multiprofissionais, 86.242 procedimentos de enfermagem, 2.318 cirurgias, 5.674 atendimentos em planejamento familiar e 7.616 partos.

“A Penha é uma referência para o Instituto Acqua e para o Maranhão em obstetrícia. Nosso trabalho é garantir que a unidade continue oferecendo serviço de qualidade, com atendimento gratuito a toda população e que mais famílias sejam construídas com muito amor e respeito”, completou a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *