contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) celebra 6 anos de administração Acqua com mais de 649 mil atendimentos

01/10/2021

Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), maternidade é referência em assistência humanizada 

Música, brindes e homenagens foram destaque da celebração de aniversário da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), nesta sexta-feira (01/10). Os seis anos marcam a gestão da unidade de saúde pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Neste tempo, foram mais de 649 mil atendimentos. A maternidade, referência em assistência humanizada, tem no parto respeitoso e no serviço de obstetrícia os pontos fortes nos serviços de saúde ofertados.

A festa de aniversário teve a presença do coral Vozes da UNABI, um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão, sob a regência do músico e maestro Francisco Newman Félix. Com 36 integrantes, na faixa etária acima dos 60 anos, o grupo encantou o público com repertório de canções populares do Maranhão e ritmos folclóricos. Antes da apresentação, um momento de recordar a linha do tempo da unidade de saúde nas falas da direção e coordenação da maternidade e da representante do Instituto Acqua, a responsável técnica Analamacia Brito.

“Deposito um sonho na luta para que todas as mulheres tenham um parto respeitoso. Quando a gente cuida de mulheres que vão parir, nós estamos cuidando do amor de uma família. O parto respeitoso simboliza o resgate de uma família a partir da criança que vai nascer. E aqui essa missão é cumprida com muito sucesso. É um orgulho para o Instituto Acqua”, disse Analamacia Brito.

A história da maternidade vai além dos seis anos. É bem mais antiga que muitos funcionários, inclusive, que nasceram lá. É o caso da coordenadora operacional Ellen Caroline Ferreira Santiago, 36 anos. “Trabalhar no local que eu nasci me faz sentir um amor tão grande que reforça na gente a importância do cuidado, do zelo. Sempre falo que esse também é o nosso lar porque passamos mais tempo aqui”, contou.

O vínculo com a comunidade, além do atendimento referenciado, passa pelo olhar de um representante comunitário, o supervisor de atendimento e presidente do Centro Comunitário do Itaqui-Bacanga, Oziel Matos. “Integro a maternidade há 30 anos. E funciono aqui como um espelho da comunidade, ouvindo as necessidades e acompanhando o serviços para o melhor atendimento. Não é por acaso que ela é referência não só no bairro, mas em toda capital”, falou.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha fica localizada na região do Itaqui-Bacanga, com mais de 60 bairros e população acima de 200 mil habitantes. A gestão do Instituto Acqua implantou boas práticas de assistência humanizada, com atividades de roda de conversa com gestantes, cantinho do suco, pintura da barriga e da placenta, métodos não-farmacológicos para controle da dor, quartos privativos e tem uma equipe composta em sua maioria por enfermeiros obstetras.

Na estrutura, a unidade de saúde conta com 21 leitos, sendo 3 de Clínica Cirúrgica, 1 de Clínica Médica, 1 de Clínica Pediátrica, 16 de Obstetrícia Clínica e Cirúrgica. Além disso, conta com serviço ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, e também uma Sala de Vacina e um Posto de Registro Civil de Nascimento. A unidade oferece ainda serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho).

Reforma – A maternidade está em processo de melhorias da estrutura. Uma reforma e adequação de instalações elétricas, manutenção de equipamentos e estrutura física alterou o fluxo de atendimento relacionado ao centro cirúrgico. Todos os serviços ambulatoriais e de cirurgias eletivas (ginecológicas ou de laqueaduras) estão sendo oferecidos normalmente, como explica o diretor-técnico da maternidade, Felipe Brayon.

“A estrutura do prédio é bem antiga e continuamente estamos fazendo manutenção e reforma para garantir a qualidade da assistência. É um compromisso do Governo do Estado e do Instituto Acqua com a população. Os atendimentos gerais estão sendo realizados, as consultas de pré-natal, serviços ambulatoriais, serviços de ultrassom e também os partos de gestantes em período expulsivo que não precise de cesariana são feitos. Eu considero que a maternidade tem um diferencial, que é ter uma equipe de profissionais especializados em obstetrícia, enfermeiras com conhecimento bastante qualificado”, afirmou Felipe.

Uma das mulheres atendidas no mesmo dia foi a Rafaelle Carvalho, 34 anos, com 34 semanas de gestação. “Venho aqui a cada 2 dias para tomar medicação. Tenho feito o pré-natal e sou muito bem atendida. A minha primeira gestação foi em outra maternidade, mas aqui eu tenho me sentido muito bem, o atendimento é muito bom. Agora é esperar o dia da minha filha nascer, a Leandra”, relatou.

Números – Neste ano, até a primeira quinzena de setembro, a maternidade contabilizou 754 partos. E ao longo dos seis anos de gestão do Acqua foram 649.114 atendimentos, entre consultas, cirurgias, exames, partos, internações e atendimento em planejamento familiar. A unidade de saúde oferece atendimento de urgência e emergência, internação em obstetrícia clínica e cirurgia geral.

A unidade também oferta internação de 48 horas, com direito a acompanhante. Nestes seis anos ofertou 2.685 cirurgias, 339.175 consultas multiprofissionais, 18.990 diagnósticos de triagem neonatal, 12.097 internações, 106.873 procedimentos de enfermagem, 6.392 atendimentos de mulheres em planejamento familiar, 160.387 serviços de apoio e diagnóstico terapêutico e 8.907 partos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *