contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) celebra Assistência Social

19/05/2022

Atividade contou com palestra e valorização da profissão; data é celebrada em 15 de maio

Na última semana, profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), celebraram o Dia da Assistente Social e debateram sobre o tema do acolhimento social no Serviço Único de Saúde. A atividade foi mediada pela assistente social Sílvia Leite. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a data comemorativa é 15 de maio, dia com o qual a profissão foi aprovada e regulamentada por lei no Brasil desde 1957.

O setor de Serviço Social da maternidade funciona da segunda a sexta-feira, com duas profissionais da área, e tem como missão promover o acolhimento social das pacientes, acompanhantes e familiares, com diálogo e estimulando o protagonismo das gestantes. No ambiente da maternidade, o setor também qualifica a dimensão política dos direitos e garantias que as mulheres e as crianças têm no pré-parto, no parto e no puerpério, e no estímulo à co-participação da família e da rede de apoio das gestantes.

Marilda Maciel de Almeida Cavalcante, 39 anos, é uma das assistentes sociais da maternidade, com 6 anos de profissão. Ela ressaltou a importância do trabalho que desenvolve na maternidade. “Aqui, sou a voz do paciente dentro da maternidade. Por meu trabalho transmitir confiança, elas se sentem como amigas nossas e acabam desabafando, criamos vínculos de amizade, e isso é importante nesse processo de internação, gosto muito do que faço”, pontuou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *