contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) incentiva aleitamento com exposição fotográfica

22/08/2020

Atividade integra campanha Agosto Dourado nas maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), sessão fotográfica das puérperas e bebês internados marcou a programação do Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno, entre os dias 17 e 21 de agosto. Durante o mês, as maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) organizaram atividades alusivas à campanha.

A enfermeira Naiara Jane, coordenadora do Núcleo de Educação Profissional da maternidade, falou que a unidade mantém rotineiramente orientações de aleitamento materno a todas puérperas internadas e que no mês de agosto algumas ações são intensificadas para marcar a campanha nacional. “Nessa terceira semana de agosto fizemos uma ação mais direta com orientação em beira leito a todas pacientes, com divulgação de informações e orientações sobre o modo correto do aleitamento, tirando as principais dúvidas”, disse.

Em um dos corredores foi instalado varal com fotos de mães e bebês assistidos na unidade de saúde como forma de homenagear e estimular o afeto e o vínculo proporcionados pela amamentação. Além disso, as lactantes estão sendo estimuladas a fazer fotos com a hashtag #MamaPenha. “A ideia é termos ao final um vídeo com todas as mães que passaram pela unidade e que divulgaram suas fotos em momento de amamentação nas redes sociais. Preparamos também um cantinho especial na recepção para o registro das puérperas e seus bebês”, complementou a enfermeira.

Ana Carolina dos Santos, 17 anos, aproveitou o cantinho para guardar um registro pela passagem dela e da filha, Kyara Maria, na maternidade. A bebê nasceu com 9 meses, de parto normal, na tarde de 18 de agosto, pesando 2,880 kg e 47 cm de estatura.

“Minha vida mudou com a chegada dela. Meu parto foi bem demorado, mas fui muito bem acolhida pelas profissionais. Todo mundo é atencioso, tem muita paciência. Ela pegou o peito rápido, não tive muita dificuldade. Pretendo amamentar o tempo necessário porque ajuda a manter o vínculo. Sinto muita felicidade e cumplicidade em amamentar”, disse Ana Carolina.

O casal Rioslene Araújo Pinheiro Campos, 34, e Fabrício Alexandre Martins Campos, 39, fizeram a tradicional foto em família junto com o pequeno Fabrício Alexandre, que nasceu na maternidade no dia 19 de agosto. O bebê chegou pesando 3,440 kg e com 48 cm de estatura. “Enquanto eu tiver leite vou amamentar. Sei que é importante para a saúde da criança”, pontuou Rioslene.

Agosto Dourado – Em 2020, o tema da campanha é “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. Na entrada da maternidade foi instalada faixa com informações da ação, indicando que a unidade está alinhada com o tema nacional. A programação na Maternidade Nossa Senhora da Penha encerrou com palestra sobre a importância dos profissionais da saúde no apoio e incentivo ao aleitamento materno, proferida pela pediatra Graça Mouchrek, no dia 21 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *