contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) inicia ciclo de roda de conversa com gestantes

13/03/2020

Pré-natal foi tema abordado na roda de conversa que seguirá com encontros até o mês de junho; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), deu início ao ciclo de roda de conversa com gestantes na última quinta-feira (12/03). Este é o segundo ciclo realizado na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com objetivo de informar as gestantes por meio do diálogo sobre assuntos relacionados à gestação, parto e puerpério.

Ao todo serão nove encontros que encerram no dia 17 de junho, com o ritual de despedida da barriga. As rodas são realizadas na Associação Comunitária Itaqui Bacanga, bairro onde está instalada a maternidade. “As rodas são fundamentais para esclarecer dúvidas e empoderar as gestantes e familiares sobre as etapas do parto”, informou Naiara Jane, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da maternidade.

O tema abordado no primeiro encontro foi a importância do pré-natal. Quinze gestantes participaram da roda de conversa direcionada pela enfermeira Patrícia Araújo de Vasconcelos, que atua há 2 anos no atendimento do pré-natal da Maternidade Nossa Senhora da Penha.

“O objetivo do acompanhamento do pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um bebê saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas”, explicou Patrícia.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha realiza média de 270 atendimentos mensais de assistência ao pré-natal. Ele é considerado o primeiro passo para a qualidade do parto humanizado e na relação de respeito entre os profissionais de saúde e as gestantes no processo de parturição.

“Este é o primeiro ciclo desse ano. Realizamos um no ano passado e é um processo importante para as gestantes no esclarecimento das dúvidas, orientações sobre as modificações fisiológicas da gravidez e o parto”, finalizou Patrícia.

O próximo encontro será realizado no dia 25 de março, das 15h às 17h, e vai falar das modificações fisiológicas na gestação. A roda de conversa será conduzida pela enfermeira-obstétra Ester Cordeiro. Para participar, basta realizar inscrição na recepção da maternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *