contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) promove 1ª Semana dos Funcionários Administrativos

15/09/2020

Programação contou com relato de experiência da diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; maternidade é gerenciada pelo Acqua em parceria com a SES

A Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), promove de 14 a 18 de setembro a 1ª Semana dos Funcionários Administrativos da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa valoriza a atuação dos profissionais com palestras motivacionais e temas relacionados à convivência e gestão profissional. Neste mês a maternidade celebra 5 anos de gestão do Acqua.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, participou da programação na tarde de terça-feira (15/09) e apresentou relato de experiência. Com 16 anos de vínculo com a instituição, ela contou a própria trajetória de crescimento profissional.

“Todo mundo tem uma história, um propósito, um objetivo. É uma honra contar um pouco da minha caminhada. Estive aqui no acolhimento dos funcionários quando assumimos a gestão dessa unidade de saúde e fiquei bem surpresa com a iniciativa da maternidade. É a primeira vez que temos um evento que tem essa programação direcionada para os funcionários administrativos”, disse.

Paula Assis tem formação na área de Administração. De família humilde, com 14 anos começou a trabalhar em uma marcenaria para pagar os estudos. Aos 22, entrou no Instituto Acqua na função de auxiliar administrativo. “Queria crescer e ocupar mais espaço. Fui para o RH. Sempre gostei de lidar com pessoas”, falou.

O novo cargo foi abrindo mais oportunidade para a gestora dentro da instituição. Ao mesmo tempo, ela falou emocionada da história familiar do irmão que foi vítima de assassinato na porta da escola. A perda e o trauma impulsionaram nela a cura da ausência da perda pelo trabalho e pela fé. “Encontrei diretores que acreditaram no meu trabalho. Quando o Acqua assinou contrato com uma unidade em Osasco me coloquei à disposição. Foi uma oportunidade de crescimento”, afirmou.

Por três anos em Osasco, Paula gerenciou um projeto na área de saúde, na atenção básica. Em seguida, foi convidada a assumir a diretoria-administrativa do Instituto Acqua no ano de 2013. Dois anos depois, surgiu o projeto de levar o trabalho do Acqua ao Maranhão. Ela deixou o estado paulista e desde então passou a viver no Nordeste, inicialmente coordenando o trabalho nas maternidades estaduais gerenciadas pelo instituto.

“Começamos em três unidades – a Maternidade de Alta Complexidade, Benedito Leite e Hospital Juvêncio Mattos. Em 2015 inauguramos a Penha. Depois, inauguramos o Hospital de Pinheiro e ao longo desse tempo estamos, hoje, com 12 unidades de saúde. Oportunidade a gente tem, mas para a gente crescer e se desenvolver depende de cada um”, ressaltou.

Após o relato, a gestora do Acqua realizou dinâmica com objetivo de sensibilizar os funcionários sobre seus medos, sonhos e formas de encontrar solução para o problema do próximo, estimulando o senso de empatia. Ao final, foram distribuídas pequenas plantinhas como forma simbólica de cuidar e semear os sonhos de cada um.

Programação – As atividades da I Semana dos Funcionários Administrativos prosseguem até dia 18 de setembro, com sessões de embelezamento, massoterapia, palestras sobre assédio moral no trabalho e também sobre sexualidade. A iniciativa marca o aniversário da unidade de saúde, celebrado no dia 25 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *