contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) promove curso de Aleitamento Materno

19/01/2020

Capacitação é dividida em três etapas, sendo duas teóricas e uma prática; curso é uma das fases de habilitação da unidade pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), deu início na última sexta-feira (17/01) à primeira etapa do Curso de Aleitamento Materno. Realizada pelo Comitê Interno de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM), a capacitação ocorrerá em três etapas. Nos dias (24/01), segunda etapa, e (07/02) terceira fase prática. O curso é uma das etapas para a habilitação da unidade pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificação do Ministério da Saúde. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

De acordo com a enfermeira Naiara Jane, do Comitê Interno de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno, a capacitação deve atingir todos os colaboradores da unidade de saúde. “Montamos uma capacitação multiprofissional para que não só os profissionais da assistência pudessem participar, mas todos os profissionais da maternidade, atendendo assim uma das exigências do Ministério da Saúde que é capacitar, no mínimo, 80% dos profissionais”, explicou a enfermeira.

A segunda parte da capacitação foi coordenada pela facilitadora Itala Aguiar. Ela pontuou assuntos relacionados a anatomia e fisiologia da mama. “É importante que os profissionais de uma maternidade compreendam como o leite é produzido.  Como esse leite vai do peito ao bebê e qual sua composição. Por isso, lembrei que ele é produzido através das glândulas mamarias em conjunto com a ação dos hormônios: a plolactina e ocitocina que são ativados à medida que o bebê suga. A produção é através da prolactina e a ejeção através da ocitocina”, explicou a enfermeira obstétrica.

No primeiro dia de capacitação, os profissionais da área administrativa, assistência, recepção, portaria, auxiliares operacionais de serviços gerais, além de outros colaboradores do equipamento de saúde receberam orientação sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Portaria Nº 1.153 do Ministério da Saúde e os objetivos da política que tem como estratégia a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e ainda sobre os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Conteúdo Programático – No próximo dia (24/01) serão abordados assuntos como Manejo do Aleitamento Materno; Aconselhamento; Promoção do aleitamento materno no pré-natal, parto e puerpério; Problemas com a lactação; Aleitamento materno e doenças maternas; Amamentação e uso de drogas. A coordenação desse dia ficará a cargo da enfermeira Verônica Silva.

Já a enfermeira Luana Carvalho debaterá com os profissionais da unidade de saúde temas relacionados a ordenha, postura, posição e pega; aleitamento em situações especiais do bebê; Proteção Legal ao aleitamento no Brasil e como proteger a amamentação das pressões comerciais – NBCAL – Lei 11.265/2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *