contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) promove palestra da campanha Novembro Azul

28/11/2019

Prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem foram abordados na ação; a unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Na última quarta-feira (27/11), profissionais e usuários da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), participaram de palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, ministrada pelo médico e diretor-clínico da maternidade, Felipe Brayon. A atividade integra a campanha Novembro Azul, promovida nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de sensibilizar sobre o autocuidado e saúde integral do homem.
“Embora a maternidade tenha como público alvo a assistência às gestantes, todos os anos realizamos atividade da campanha Novembro Azul como forma de promover essa conscientização sobre a importância da prevenção para os nossos colaboradores e acompanhantes”, comentou a enfermeira-obstetra Luciana Ferreira, diretora-geral da Maternidade Nossa Senhora da Penha.
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. É um tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Homens com mais de 40 anos devem realizar consulta com o médico. Caso haja algum sinal ou sintoma é recomendado o exame por meio do toque retal ou pelo exame de sangue (PSA).
De acordo com o Ministério da Saúde, são apontados como fatores de risco os homens com mais de 55 anos, pessoas com histórico de câncer na família e o sobrepeso. Os principais sinais e sintomas da doença são a dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *