contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) realiza ações da campanha Setembro Amarelo

13/09/2021

Unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); campanha promove ações de prevenção ao suicídio

Em São Luís (MA), as atividades da campanha Setembro Amarelo, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, contaram com palestras e temáticas sobre cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio, nos dias 09 e 10 de setembro. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A programação foi aberta na quinta-feira, 9, com a realização de terapias integrativas (massagem e auriculoterapia) e roda de conversa sobre promoção de autocuidado, com a psicóloga Jennifer Marques. Na sexta, 10, pela manhã, o médico Danilo Madeira Campos abordou o tema da síndrome de Burnout, e de que forma o fluxo da rotina pode consumir ou desestabilizar os estados psíquicos dos profissionais.

Na tarde de sexta, o terapeuta ocupacional Bruno Amadeu e a psicóloga Núbia Ferreira deram contribuições e reflexões sobre a importância da valorização da vida, com estratégias ou fatores de proteção contra o suicídio, incluindo os riscos da saúde mental do profissional de saúde em contexto de Covid-19.

Com uso de técnicas de atenção plena e concentração consciente, o mindfullness, o terapeuta ocupacional abriu espaço para falar sobre sete atitudes que contribuem na prevenção ao risco de suicídio. São elas: o acompanhamento com profissional de saúde, as consultas de rotina; o fortalecimento da autoestima e da autoimagem, a redução do consumo de drogas e substâncias psicoativas, a prática diária de atividades físicas, o contato com a natureza, o fortalecimento de vínculos primários (familiares e amigos) e, por fim, cuidar da espiritualidade.

“São atitudes que causam impacto direto no nosso bem-estar físico e mental, na qualidade de vida e na saúde integral. Viemos dialogar mais sobre esperança. Os fatores do suicídio são complexos, envolvem aspectos culturais, sociais, etários, socioeconômicos. A ideação suicida é um sofrimento acumulado. Quanto mais praticamos essas sete atitudes de prevenção e buscarmos ajuda psicológica, é possível evitar o suicídio”, disse Bruno Amadeu.

A psicóloga Núbia Ferreira pontuou aspectos sobre saúde mental, as consequências da Covid-19 em profissionais de saúde e as perdas salariais, do convívio, das mortes, do contato social, entre outros problemas decorrentes da pandemia. “É muito importante termos atitudes de acolhimento, não julgar quem está em sofrimento mental. Muitas pessoas não buscam ajuda por receio do julgamento, mas ninguém sabe o que se passa na vida do colega, do próximo e a relação com o sofrimento psíquico é colocada como menos importante”, pontuou.

O diálogo proporcionou momento de escuta e relatos de experiência de profissionais da maternidade que passaram por adoecimentos psíquicos ou que estão em crise de saúde mental. Junto com as orientações, a atividade também gerou um reconhecimento das fragilidades entre os colegas, olhos nos olhos, e a sensibilidade de ver o outro com empatia.

“São relatos importantes para desmistificar preconceitos contra a saúde mental. A assistência psicossocial e os cuidados com a saúde integral deve ser uma responsabilidade de todos o ano inteiro. A campanha vem reforçar esse lembrete”, lembrou Núbia.

Para a gestante Tássia Morais, 35 anos, participar do momento de escuta reforçou a importância destes cuidados. “Vim para minha consulta de rotina e foi bom participar dessa palestra, me chamou atenção. Já tive crise de ansiedade após um aborto espontâneo e passei a tomar ansiolíticos. Até o dia que eu decidi não ficar dependente dos medicamentos e foi um processo de me aceitar, acolher minha situação e ter muita fé. Acredito que a mente da gente tem muito poder”, finalizou.

Setembro Amarelo – No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. A campanha é realizada em todas as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Com ações que incluem palestras, rodas de conversa, blitz educativa e outras atividades, a campanha visa reforçar a importância de prevenção ao suicídio. No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *