contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) realiza treinamento em Aleitamento Materno

07/02/2020

Capacitação integra uma das fases de habilitação da unidade pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança; a maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), participaram, nesta sexta-feira (07/02), na Associação Comunitária Itaqui Bacanga, de mais uma etapa para a habilitação da unidade de saúde pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificação do Ministério da Saúde, com o treinamento em aleitamento materno. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Nesta etapa, enfermeiras da própria unidade dão continuidade ao treinamento iniciado em janeiro pelo Comitê Interno de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM), que é dividido em três etapas. A segunda acontecerá no dia 14 de fevereiro e a terceira, em 21 de fevereiro. “O curso é direcionado a todos os profissionais. Esta é a segunda turma. Iniciamos uma em janeiro e teremos mais uma turma em março”, explicou a enfermeira Naiara Jane, do Comitê Interno de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno.

Por meio de exposição dialogada, oficina de trabalho, plenárias e análise de casos específicos, o treinamento aborda temas diversos sobre aleitamento materno, da fisiologia da mama até questões comerciais que afetam o incentivo à amamentação. “A unidade já passou por uma pré-avaliação e em março, depois dos treinamentos, receberá uma avaliação mais global”, pontuou Naiara.

O conteúdo programático tem total de 20 horas e trata de temas alinhados com os objetivos da política que tem como estratégia a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e ainda sobre os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, incluído na Portaria Nº 1.153 do Ministério da Saúde.

Certificação – A estratégia da IHAC é certificada pelo Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *