contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Paço do Lumiar (MA) celebra primeiro aniversário com mais de 73 mil atendimentos e conquista do selo IHAC

17/01/2023

Em 12 meses, unidade administrada pelo Instituto Acqua recebeu título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e cartório de registro civil de nascimento 

A Maternidade Paço do Lumiar (MA) completa 1º ano de funcionamento com mais de 73 mil atendimentos. A unidade dispõe de 34 leitos – destes, 26 de Alojamento Conjunto (ALCON); cinco destinados ao Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP) e três de recuperação anestésica, alocados no Centro Cirúrgico da unidade, seguindo a política de humanização voltada para o acolhimento da gestante e família. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES). No primeiro ano de funcionamento, a maternidade foi certificada com o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A unidade realiza serviços de urgência e emergência obstétricas, e mantém ambulatório de referência no Maranhão com Atendimento Ambulatorial Especializado (AAE) realizando pré-natal de Alto Risco às gestantes das regiões de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

O ambulatório conta com equipe multiprofissional formada por médicos obstetras, pediatras, cirurgião geral, cardiologista, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeuta e psicólogo, onde também é realizado o fluxo de atendimento a pacientes que desejam fazer laqueadura,  outro serviço ofertado pela maternidade. A unidade conta com os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) tais como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e análises clínicas.

A Maternidade de Paço do Lumiar atendeu aos critérios de avaliação, tais como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, a alimentação balanceada e individualizada, bem como a redução do uso de procedimentos invasivos, incentivo ao aleitamento materno, garantia de livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). No final de 2022, a maternidade também teve grande ganho para as mães em atendimento, o cartório de registro civil de nascimento foi inaugurado para garantir acesso à cidadania aos pequenos maranhenses.

Números – No ano de 2022, foram 73.863 mil atendimentos, com mais de 1.672 partos realizados, e mais de 12.855 consultas multidisciplinares. Também foram 6.697 diagnósticos de triagem Neonatal, e 8.065 consultas de urgência e emergência médica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *