contato@institutoacqua.org.br

Maternidades gerenciadas pelo Acqua realizam 38 partos no primeiro dia de 2021

04/01/2021

Conheça os bebês nascidos em 1º de janeiro de 2021 nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde do Maranhão e Mato Grosso do Sul

Nos primeiros 46 minutos de 1º de janeiro deste ano foi acolhida pela equipe de saúde da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), a bebê Ayla Eloá Nogueira Silva. A menina nasceu de parto normal pesando 2.720 kg e medindo 46 cm. A mãe da criança, Júlia Nogueira, deu entrada na maternidade às 21h do dia 31 de dezembro. Ayla foi a primeira das crianças nascidas em 2021 nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua.

“Não esperava tanta atenção, tanto apoio. Não me senti sozinha, as enfermeiras estiveram sempre comigo em todos os momentos, fiquei surpresa. Me senti importante”, disse Júlia. A equipe de saúde da maternidade Nossa Senhora da Penha esteve completa durante a virada do ano. Só neste dia, foram cinco partos, sendo três vaginais e dois cesarianos.

Nada menos que três minutos depois, outra Aylla nasceu em mais uma maternidade. Dessa vez na Benedito Leite, também na capital maranhense. O parto foi realizado às 00h49 e a menina nasceu pesando 3.260 kg e com 49 cm de estatura. Dayse Canseira da Silva, mãe da bebê, realizou parto normal. Ao todo, a unidade de saúde registrou 12 partos nesse dia.

Em seguida, exatamente 37 minutos depois de Aylla, nasceu Silvanir da Silva Costa, na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas. O bebê chegou a 1h26 de parto cesariano, pesando 3.810 kg e medindo 51 cm. A equipe da maternidade entregou de brinde para a família o kit Pequeno Maranhense, contendo fraldas, pomadas de assaduras, e outros itens de higiene e cuidado. Na maternidade foi registrado total de 9 partos na data. Seis foram normais e os outros três partos, cesarianos.

Com o passar das horas, mais bebês foram nascendo no primeiro dia de 2021. Às 4h, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, nasceu Melina, pesando 2.420 kg. Milena Rodrigues da Silva, mãe da bebê, deu entrada na maternidade no dia 31 de dezembro, e teve parto normal. A maternidade que é referência em atendimento de gestantes de alto risco registrou cinco partos na data. “Foi um parto normal que evoluiu sem complicações”, disse Nayra Karoline, coordenadora de enfermagem da MACMA.

Às 9h25 nasceu no Hospital Regional de Balsas Priscila, com 49 cm e pesando 3.030 kg, de parto normal. Os pais da menina, Talia Barbosa Lopes e Gabriel Pereira da Silva Barbosa, saíram da cidade de Riachão, distante 70,3 km de Balsas, para que a gestante tivesse o parto na unidade de saúde, nas primeiras horas do dia 1°. A paciente chegou com 38 semanas e 3 dias de gestação. O Hospital de Balsas registrou total de dois partos normais e uma cesariana no primeiro dia do ano.

Mato Grosso do Sul – A maternidade do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, divulgou nesta segunda-feira (04/01) o nascimento dos primeiros bebês de 2021. No dia 1° de janeiro nasceram três meninos e uma menina. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Tivemos uma surpresa de Ano Novo. Agradeço a todos os profissionais que nos acompanharam no parto”, disse Hana Azevedo Saad, mãe de Ravi, que nasceu às 23h15 do dia 1° de janeiro.

Emanuelly Sofia também veio ao mundo e nasceu às 18h13. A mãe, Rosangela Froes Vieira, disse que o parto estava programado para os próximos 15 dias. “Estamos muito felizes, o nascimento dela foi meu presente de Ano Novo, trouxe alegria e esperança para a nossa casa”, contou.

Em 2020 foram realizados 1.552 partos na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã, 812 partos normais e 740 partos cesárea. A maternidade conta com 19 leitos dispostos com alojamento conjunto, três salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma sala de estabilização para recém-nascido, uma sala de classificação de risco obstétrico, sala de observação, uma sala com banheira para terapia na água, consultório médico e solarium para realização de encontros educacionais e arejamento para as gestantes.

Mães e recém-nascidos da maternidade recebem, na alta hospitalar, kit de higiene chamado ‘Pequeno Sul-Mato-Grossense’ composto por fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura. A iniciativa do Instituto Acqua tem objetivo de incentivar os primeiros cuidados de vida do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *