contato@institutoacqua.org.br

Maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão realizam partos dos primeiros bebês nascidos em 2020

03/01/2020

Miguel Almeida foi o primeiro bebê a nascer em 2020 na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão; ao todo foram registrados 43 partos em 1º de janeiro nas maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O primeiro bebê acolhido em 1º de janeiro de 2020 pelas mãos de profissionais do Instituto Acqua no Maranhão foi Miguel Felipe Pereira de Almeida, às 00h20, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, a MACMA, na capital maranhense. A mãe de Miguel, Débora Lima de Almeida, 19 anos, deu entrada no dia 30 de dezembro.

“Na segunda-feira (30) procurei a Maternidade Benedito Leite com dores, mas como ainda estava com 36 semanas, ele foi considerado prematuro e fui encaminhada à MACMA, pois aqui tem estrutura de UTI neonatal caso meu filho precisasse”, contou Débora.

Ela passou 24 horas em trabalho de parto na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Miguel nasceu com 3,120kg e 50cm, de parto normal.

“Miguel é o nome de um anjo e Felipe é o segundo nome do pai dele. Eu acredito que tudo tem um propósito, mas nem imaginava que seria no primeiro dia do ano. A previsão era para ele nascer no dia 12 de janeiro. Estou muito feliz. Aqui o acolhimento é muito bom, são tão atenciosos, cuidadosos”, disse Débora, que foi acompanhada pelo marido em todo trabalho de parto.

Além de Miguel Felipe, outro bebê também nasceu de parto vaginal e mais oito crianças nasceram de parto cesariano na MACMA, no mesmo dia. O último, às 22h30.

Também em São Luís (MA), o primeiro bebê que nasceu na Maternidade Benedito Leite chegou de parto cesariano, às 01h30 da manhã. A unidade de saúde recebeu a gestante Maria Arlene Melônio Amorim, que deu luz a uma menina, Emanuelle Melônio, pesando 3.74kg e medindo 48cm. O parto foi acompanhado pelo pai, Odair José Santos. Ao todo, a unidade de saúde realizou 13 partos normais e 10 cesarianas no dia 1º de janeiro de 2020.

Na maternidade instalada dentro do Hospital Regional de Balsas, na região Sul do Maranhão, a equipe de plantão realizou o parto de Jadna de Jesus, a primeira criança nascida no hospital em 2020. O parto normal foi realizado pela enfermeira-obstetra Mônica Gomes, às 07h04 da manhã. A filha de Jaqueline Silva de Jesus, 19 anos, veio ao mundo pesando 4kg e 54. “O atendimento foi muito bom aqui. Esse nome foi a madrinha dela quem escolheu”, disse Jaqueline. O Hospital de Balsas atendeu dois partos normais no dia 1º de janeiro.

A primeira bebê nascida em 2020 na Maternidade Nossa Senhora da Penha veio às 11h45 da manhã. Marjore Gomes Carvalho nasceu de parto cesariano, com 26kg e 45 cm. A mãe, Thayane Gomes Carvalho, 23 anos, deu entrada na unidade às 05h44. Além de Marjore, mais outro bebê nasceu de parto cesariano e outros quatro bebês de partos normais na maternidade. “Foi uma emoção muito grande porque a gente esperava que ela fosse nascer no dia 15. Quando nasceu todo mundo quis tirar foto com ela. O pai que escolheu o nome e eu gostei muito do atendimento”, disse Thayane.

Em Colinas, a primeira bebê nascida na Maternidade Humberto Coutinho veio ao mundo no período da tarde, às 15h49. A mãe, Gerliane Rodrigues Alves, 16 anos, é natural da cidade de Mirador, distante 47 km da unidade de saúde. A bebê Kethelen Vitória nasceu com 55cm e pesando 3,625kg, de parto normal realizado pelas equipes médica e de enfermagem. No mesmo dia, às 17h05, foi realizada cesárea do menino Miguel.

Assistência Humanizada – O parto humanizado integra as boas práticas de assistência à saúde promovida nas maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a SES. As ações incluem o uso de quartos privativos, métodos não-farmacológicos de alívio da dor, técnicas de relaxamento, presença de acompanhante ou doula, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

O parto humanizado é um modelo de atenção pautado em três pilares: autonomia das mulheres, equipe multiprofissional e evidências científicas, com o objetivo de combater práticas de violência obstétrica. Além dos cuidados realizados no pré-parto e no pós-parto, as gestantes também contam com outros serviços durante a gravidez e no puerpério, como as rodas de conversa com gestantes e o registro civil do bebê em posto instalado nas unidades de saúde.

O Instituto Acqua gerencia em parceria com a SES cinco maternidades no Maranhão. Em 1º de janeiro de 2020 foram registrados 43 partos nas maternidades, sendo 21 cesarianas e 22 partos normais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *