contato@institutoacqua.org.br

Medicina de Desastre é tema de palestra no segundo dia de Encontro de Gestores 2021

16/12/2021

Programação recebeu o médico Fábio Racy, que atua para o Hospital Israelita Albert Einstein; Encontro de Gestores encerra programação nesta tarde de quinta-feira (16/12)

Nesta quinta-feira (16/12), a programação do Encontro de Gestores 2021, promovido pelo Instituto Acqua, segue para o segundo dia de atividades. O evento acontece no auditório do palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA). Durante cerimônia de abertura participaram o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula; secretário de Estado de Esporte e Lazer do Maranhão, Rogério Cafeteira; subsecretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Gleykson Barbosa dos Santos, além do diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero; e diretora-executiva da instituição, Paula Assis.

Após abertura, participantes acompanharam palestra sobre o tema “Medicina de Desastre”, conferida por Fábio Racy, que atua como coordenador médico do comitê de prevenção e resposta a catástrofe do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Formado em medicina, com especialização em ortopedia e traumatologia, Racy também atuou em diversos países em missões humanitárias. Terremotos, atendimento a refugiados, países em guerra, experiências de hospitais de campanha e histórias de assistência deram o andamento da apresentação a partir das experiências vivenciadas pelo profissional. O médico integrou, ainda, a equipe que auxiliou a formação de Comitê de Crise para a Covid-19, em Parauapebas, no Pará, além de ter colaborador para a estruturação do Hospital de Campanha de Parauapebas, gerido pelo Instituto Acqua – contratado pela mineradora Vale.

O conceito de desastre, a diferença da catástrofe, linha do tempo de desastre ao longo da história, os tipos de desastres que já aconteceram no Brasil (inundações, deslizamentos de terra, seca, tempestades tropicais, incidentes com múltiplas vítimas, acidentes químicos, biológicos e nucleares) também foram tópicos abordados na palestra. “Normalmente as pessoas não conhecem as possíveis áreas da medicina de desastre, e nesse cenário que vivemos nesse período, é uma oportunidade que temos para desenvolver esse segmento aqui no Brasil. Os hospitais podem desenvolver um comitê de prevenção e resposta à catástrofes, com planos de trabalho e envolvimento com outras unidades”, pontuou.

“Muito bom contar com profissionais que tragam experiências diferentes e que a gente possa trocar informações, essa é uma das propostas do nosso evento. A importância da vinda do Dr. Fábio Racy passa por essa esteira da constante evolução da instituição, trazendo um tema diferente daqueles que estamos habituados”, considerou Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *