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Médicos do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebem treinamento sobre atendimento humanizado

24/01/2020

Treinamento integra ações da Comissão de Humanização do hospital com objetivo de garantir política de assistência humanizada; a unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua e SES 

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), realizou, na manhã de quinta-feira (23/01), treinamento direcionamento para o atendimento humanizado entre os profissionais de medicina. A iniciativa faz parte da política de humanização dos serviços promovida pela Comissão de Humanização da unidade de saúde.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital é referência em atendimento de alta complexidade no estado do Maranhão. A presidente da Comissão de Humanização, Rosiane Pinheiro Campos, explica que o treinamento será contínuo e tem objetivo de sensibilizar a equipe para a importância do acolhimento dos pacientes.

“Os treinamentos acontecem de forma contínua e já implantamos metodologia de atendimento humanizado dentro das unidades de terapia intensiva. Inicialmente, capacitamos a equipe multidisciplinar e, hoje, dialogamos com os médicos, que estão no topo da responsabilidade do tratamento aos pacientes”, disse Rosiane.

No treinamento, os médicos do Carlos Macieira conheceram a metodologia de trabalho da comissão e também as responsabilidades e competências de cada profissional na assistência. “É fundamental que estes profissionais ampliem o entendimento do cuidado para além do trabalho mais técnico, para que a visão racional não seja maior que o emocional, esse é o nosso foco”, ressaltou Rosiane.

O treinamento teve participação da especialista em desenvolvimento estratégico de pessoas e life coaching, Graziela Nunes, que abordou a importância de perceber aspectos do circuito comportamental dentro do ambiente de saúde e formas de promover a qualidade no atendimento e a responsabilidade do médico em ser um suporte entre pacientes e familiares.

“Qual o sentido da medicina para vocês? Não somos ensinados para olhar para dentro de nós na faculdade. Estamos sempre olhando para fora e assim fica difícil enxergar a nossa missão. Desenvolvemos a capacidade de sermos racionais e exercitar a profissão com base nas habilidades técnicas e científicas sem desenvolver as habilidade emocionais e comportamentais”, pontuou Graziela.

Para a palestrante, o processo de humanização começa quando os médicos resgatam os reais valores da profissão, salvar vidas e reconhecendo dentro de si a essência dessa missão. A rotina de trabalho, geralmente caracterizada por atividades de grande estresse e de situações limites, incentiva os profissionais a reagir de forma instintiva. “É necessário perceber o cenário como um todo na assistência, não somente o diagnóstico, mas enxergar o ser humano que está diante de vocês. A Medicina é uma atividade profissional em constante evolução”, assinalou.

Rodrigo Rodrigues Vasquez, cirurgião digestivo do hospital, considerou relevante o treinamento e afirmou sempre estar atento à subjetividade dos pacientes. “Há uma tendência em lidar com a prática da Medicina de forma objetiva e observamos que a resposta para um tratamento é diferente para cada pessoa. No leito existe uma pessoa que ama, que tem anseios, necessidades e esse olhar especial no cuidado reflete no tratamento. São atitudes que devemos ter na rotina, falar o paciente pelo nome, cumprimentar, pedir licença antes de examinar seu corpo, entregar um sorriso, um abraço, isso dá mais razão para a nossa profissão, que cuida de pessoas e não de objetos”, finalizou o médico.

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