contato@institutoacqua.org.br

Monitorização hemodinâmica é tema de treinamento para profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

07/08/2021

Capacitação foi realizada aos profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva do hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Enfermeiros e médicos que integram equipes de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), participaram de treinamento especializado em monitorização hemodinâmica, entre os dias 03, 04 e 05 de agosto. O hospital de alta complexidade é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O treinamento foi ministrado pela enfermeira, especialista de produtos, Leciane Mendes, e aconteceu em dois horários, às 10h e 20h, para atender a profissionais de turnos diferentes e plantonistas. A monitorização hemodinâmica é uma das técnicas e conjuntos de procedimentos utilizados em ambiente de UTI na assistência a pacientes graves. A principal finalidade do recurso é avaliar o estado cardiovascular e identificar condições capazes de comprometer a oferta de oxigênio aos tecidos.

No treinamento foram atualizadas técnicas e procedimentos de utilização da monitorização hemodinâmica, a partir de novos parâmetros técnicos, como DC (débito cardíaco), IC (índice cardíaco), VS (volume sistólico), entre outros.

Kássia Gusmão, enfermeira intensivista da UTI Geral 1 do hospital, explica que nas unidades de terapia intensiva o paciente grave tem um ou mais sistemas fisiológicos descompensados ou com risco de descompensação. “A monitorização se torna um procedimento minimamente invasivo que nos auxilia a visualizar o funcionamento dos vasos sanguíneos, possíveis obstruções nas artérias coronárias, funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e, com isso, temos mais rapidez nas intervenções assistenciais”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *