contato@institutoacqua.org.br

Mulheres dialogam sobre violência contra mulher no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

10/03/2020

Atividade sensibilizou acompanhantes do hospital sobre a importância do combate à violência contra a mulher e integra a campanha ‘Todos Contra, um basta à violência’, do Instituto Acqua

Na última terça-feira (10/03) o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), convidou mulheres e acompanhantes de pacientes da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a participarem de roda de conversa direcionada para o enfrentamento às diferentes formas de violência contra mulher. A iniciativa integra a campanha “Todos Contra, um basta à violência”, promovida pelo Instituto Acqua.

Conduzida pela psicóloga do hospital, Roberta Alencar, a conversa iniciou trazendo reflexões sobre como perceber quando se inicia a violência contra a mulher. “Toda relação tem conflito, mas a mulher não deve admitir agressões, que podem ser verbais, psicológicas ou físicas. A situação vai se agravando numa relação desgastada quando não há um diálogo com assertividade”, pontuou Roberta.

Roberta trouxe ainda a memória do dia 8 de março e do movimento de luta das mulheres narrando uma das histórias que remetem a origem da data no Brasil (não confirmado por historiadores) e que está relacionada com um incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Depois, a psicóloga convidou cada participante a descrever-se um pouco sobre o sentido de ser mulher. Os depoimentos trouxeram o sentido de conquista, de ter determinação, ser bem vista pelo parceiro, ter autonomia para o que deseja no relacionamento e ser quem ama.

Gisele Monteiro Pereira, 32 anos, de Itapecuru, que acompanha o marido internado no hospital, foi uma das participantes da roda. Ela compartilhou angústias sobre preconceito dentro da família e de como, em muitos casos, a desinformação é uma situação ainda presente. “Tem muitas mulheres, na minha família, muitas amigas que sofrem, que o marido ou namorado batem, agredindo com palavras, e se eu estivesse no lugar delas eu também não ia saber o que fazer, mas hoje foi importante receber essas informações”, disse.

Campanha #TodosContra – A campanha promovida no mês de março pelo Instituto Acqua no enfrentamento à violência contra mulher tem o objetivo de levar informação e reflexão para os espaços com os quais o Acqua gerencia em parceria com as secretarias estaduais de saúde, empoderando mulheres e orientando homens sobre o problema.

No Hospital Dr. Carlos Macieira, as atividade finalizam na sexta-feira (13/03), com palestra sobre relacionamentos abusivos, que será ministrada pela psicóloga e tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão, Cristiane Castro.
Além das ações em unidades de saúde e escritórios administrativos, os canais oficiais de comunicação do Instituto também estão mobilizados. Acompanhe mais informações sobre a campanha nas redes sociais do Instituto Acqua, pela hashtag #TodosContra e no site www.institutoacqua.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *