contato@institutoacqua.org.br

Mulheres são homenageadas em unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua

08/03/2021

Ações foram realizadas no Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade Benedito Leite, Policlínica Presidente Dutra e Policlínica de Santa Inês

Neste 8 de março, data marcada pelo Dia Internacional da Mulher, ações nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua promoveram homenagem e reconhecimento pelas conquistas da população feminina ao longo da história. No Maranhão, as atividades pontuaram aspectos que ressaltaram a importância do cuidado integral da saúde da mulher e também a autoestima e a importância profissional das colaboradoras.

No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, as profissionais foram acolhidas na recepção com música ambiente e entrega de kits de beleza, contendo esmalte, lixa de unha, touca para cabelo, batom e pinça de sobrancelha. “Uma forma de celebrar e reconhecer o trabalho das nossas profissionais, que com carinho e cuidado prestam assistência em saúde aqui no hospital”, disse Deilza Moraes, coordenadora de enfermagem.

Também na capital maranhense, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou blitz educativa coordenada pelas equipes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Comissão de Humanização. Foram distribuídas flores de papel, bombons e informações sobre prevenção do câncer de colo de útero. Ygleice Moises, fonoaudióloga, explicou que o objetivo da ação é conscientizar as mulheres sobre prevenção e ter mais cuidado sobre a saúde integral.

Maria Regina Ramos Anjos, encarregada de arquivo do HCM, agradeceu a lembrança. “É muito gratificante esse tipo de reconhecimento. Ser mulher, para mim, é tudo de bom. Ser mulher e ser mãe é uma dádiva”, disse a profissional.

Thamires Lisboa, 29 anos, coordenadora de farmácia do HCM, também sentiu-se valorizada. “É um dia que nós mulheres nos sentimos acolhidas pela sociedade. Todo mundo mostra o quanto a mulher tem sua importância, não somente como mãe, mas como profissional. Nós da área da saúde temos muitas mulheres em atuação. A minha mãe é uma referência por ter separado muito cedo do meu pai e ter me mostrado que é capaz criar a família com autonomia. Ela é uma grande referência para mim”, falou.

Carinho – Também em São Luís, na Maternidade Benedito Leite, a data foi marcada pela entrega de brindes. As pacientes que saíram do centro cirúrgico para enfermaria, após os partos, foram agraciadas com mimos e acessórios para os cabelos, além de kit de beleza e higiene íntima. No período da tarde, foi realizada roda de conversa com as pacientes da Unidade de Terapia Neonatal.

Alimentação saudável – Já no município de Presidente Dutra, a equipe da Policlínica Presidente Dutra preparou um café da manhã e pontuou a importância da alimentação saudável para as mulheres. Lia Vanessa Ramos Pereira, nutricionista da unidade, destacou sobre os diferentes momentos de desenvolvimento do corpo feminino e os cuidados com a alimentação em cada etapa da vida. “A alimentação saudável é que regula o nosso corpo desde a infância, gestação até a velhice. Previne doenças, dá impulso para nossas atividades diárias, além de ser um direito humano”, pontou.

Na palestra, a nutricionista lembrou a importância do consumo de alimentos ricos em ácido fólico, ferro e cálcio no período gestacional, a necessidade de alimentos com vitamina C a partir dos 30 anos devido a redução da produção de colágeno e a importância de consumir mais fibras e alimentos ricos em antioxidantes (farinha, chia, azeite de oliva, abacate, frutas vermelhas e frutas cítricas), a partir dos 40 anos, porque ajudam na regulação hormonal.

Em outra Policlínica administrada pelo Acqua, na cidade de Santa Inês, a manhã de segunda-feira contou com entrega de brindes e apresentação cultural com leituras de mensagens direcionadas para o tema da data. A programação do mês da mulher prossegue com ações nas unidades do Instituto Acqua durante todo o mês de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *