contato@institutoacqua.org.br

Neuropediatra e coordenadora da Casa de Apoio Ninar (MA) recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão

03/07/2019

Solenidade contou com a presença de profissionais e famílias atendidas pela unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES); Patrícia Sousa, coordenadora de projetos da Casa, recebeu a medalha ‘Manuel Beckman’ pelos serviços prestados à população maranhense

Dezenas de famílias atendidas pela Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), unidade de saúde que cuida de crianças com problemas de neurodesenvolvimento, compareceram à sessão solene da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (3/7), realizada no plenário Nagib Haickel do palácio Manuel Beckman. Na ocasião, a neuropediatra e idealizadora dos projetos da Casa de Apoio Ninar, Patrícia da Silva Sousa, recebeu das mãos do presidente da casa legislativa, o deputado Othelino Neto, a medalha do mérito legislativo “Manuel Beckman”, pelos serviços prestados à população maranhense.

A sessão solene contou com a presença da desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, do defensor público Joaquim Neto, do corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, do supervisor-médico do Instituto Acqua, Cláudio Resende, da médica Lídia Nicolau, e dos deputados Roberto Costa, Duarte Júnior e Yglésio Sousa.

Em seu pronunciamento, o deputado Roberto Costa, que teve a iniciativa de homenagear os serviços da Casa de Apoio, falou sobre o acolhimento às famílias e crianças atendidas na unidade de saúde. “O ser humano só é plenamente realizado e feliz quando se coloca a serviço dos demais. Quando pensamos em uma casa, pensamos numa família. Uma casa é construída para uma necessidade. A Casa de Apoio Ninar foi construída para acolher centenas de famílias com problemas de neurodesenvolvimento no estado”, destacou.

O deputado conheceu as instalações da Casa e leu um resumo da biografia da neuropediatra Patrícia Sousa, desde o início dos estudos escolares até chegar ao doutorado e desenvolver estudos na área de pediatria e neurologia. Em 2016, ela assumiu o ambulatório especializado em microcefalia congênita para atender os casos registrados pela epidemia do Zyka Vírus. O projeto cresceu e se tornou o Centro de Referência Ninar e a Casa de Apoio Ninar, ambas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Casa de Apoio atende crianças com Síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose. Cristiane Lemos Correia do Amaral, mãe da pequena Rebeca atendida na Casa de Apoio, foi convidada a dar depoimento no púlpito do plenário.

“Dois anos se passaram e quantas famílias já tiveram a oportunidade de atendimento com vários especialistas da Casa. Representando todas as famílias aqui presentes, somos gratas por tamanho amor pelos nossos filhos, por todo cuidado e oportunidade, pelo amor, carinho, atenção e atendimento médico”, agradeceu Cristiane.

Honraria – A medalha é a maior honraria concedida pelo poder legislativo do estado. Na solenidade, a neuropediatra Patrícia Sousa emocionou-se ao relembrar o motivo que a fez elaborar a mudança no atendimento às famílias de crianças com problemas de neurodesenvolvimento. “No momento em que fui convidada para assumir o ambulatório, me deparei com algo diferente e que me chocou profundamente: o esquecimento de quem estava ali doente por não poder viver a sua maternidade, não sonhar e exercer o direito de viver com o filho no colo. Mais do que colocar os pacientes (as crianças) no colo, eu queria colocar as mães, porque é o direito delas”, falou.

Patrícia disse ainda que a experiência da maternidade na própria vida complementou a motivação dos estudos na área da neuropediatria e agradeceu a Deus pela existência e pela oportunidade de exercer o projeto na Casa de Apoio.
A Casa de Apoio é vinculada ao Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). O espaço funciona como centro de convivência e assistência especializada às famílias por meio de uma equipe multidisciplinar e suporte físico, emocional e educacional para os pais e os profissionais.

Semanalmente, a unidade recebe famílias da Capital e interior, assim como profissionais da área da saúde que acompanham as ações. O atendimento é feito por meio de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas com profissionais especializados, além de oficinas, palestras e circuito de estimulação multidisciplinar.

Nesta quinta-feira (4/), a Casa de Apoio completa dois anos de funcionamento e contará com programação especial em comemoração, a partir das 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *