contato@institutoacqua.org.br

No Dia de São João, pacientes recebem alta ao som de música junina em hospitais do Maranhão

24/06/2020

Altas de pacientes recuperados da Covid-19 foram celebradas por profissionais com dança típica da região; hospitais são gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

As altas médicas desta quarta-feira (24/06) ganharam toque especial no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, e no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, no Maranhão. Em alusão ao dia 24 de junho, data em que se comemora o dia de São João, profissionais das duas unidades de saúde prepararam arraial junino com música típica e passos de cacuriá, dança regional. Com a decoração característica da festa popular, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e administrativos fizeram a surpresa aos pacientes.

Um dos pacientes recuperados no Hospital Dr. Carlos Macieira é o médico-ginecologista Luís Fernando Lisboa, 70 anos. Ao som de música junina, os profissionais do HCM realizavam coreografia e celebraram mais uma alta. “Estou há sete dias internado e o tratamento foi bom, muito agradável, fui muito bem recepcionado. Não me faltou nada. Só tenho a agradecer”, comentou o paciente.

A técnica de enfermagem Juceleide Melo comentou a alegria de unir o São João com as altas médicas. “Muitos deles ficam tristes quando estão internados. Tratamos o paciente como gostaríamos de ser atendidos. Quando entro na enfermaria já dou um bom dia diferente demonstrando carinho e atenção, pois sabemos que muitas vezes estamos representando a família de cada um deles”, disse.

Desde o início da semana, as altas médicas de pacientes recuperados da Covid-19 ganham tema especial. Em cada dia, uma manifestação cultural embala a saída dos pacientes para casa. Na última terça-feira, o tema foi quadrilha junina. Nesta quarta-feira, a dança de cacuriá foi a escolhida.

A supervisora de enfermagem do 4º andar do HCM, Luinar Miranda Tavares, lembrou a união de toda equipe para promover o momento aos pacientes. “Foi uma decisão em equipe de realizarmos as altas com estilo junino. A ideia acaba animando todos, tanto a equipe como os pacientes. Já recebi até pedidos de pacientes internados para que as altas fossem feitas dessa forma”, afirmou.

Pinheiro – No Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, o São João também embalou as altas médicas desta quarta-feira (24/06). Raimundo Fernandes Oliveira Campos, 48 anos, natural de Centro do Guilherme, contou o que achou sobre a alta no estilo junino. “Amo o São João e gostei dessa recepção. Foi gratificante. Me emocionei muito. Só tenho a agradecer essa equipe super dedicada”, disse ao deixar o hospital.

A música “São João da Roça”, de Luiz Gonzaga, finalizou as cinco altas da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *