contato@institutoacqua.org.br

Orientações sobre autoexame e aulão de zumba marcam abertura do Outubro Rosa na Maternidade Benedito Leite (MA)

09/10/2019

Recepção da unidade foi transformada em estação educativa; pacientes, acompanhantes e colaboradores receberam informações sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama

A Recepção de Visita da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), se transformou, na última segunda-feira (8/10), em estação educativa para alertar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância do autoexame na prevenção ao câncer de mama. A ação integra a Campanha Outubro Rosa. Durante a atividade, que abriu a programação da unidade, acadêmicos dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia deram orientações sobre aspectos clínicos, mentais e de alimentação. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É um momento para os acadêmicos das faculdades transmitirem orientações e conhecimentos sobre um dos tipos de doenças que mais mata no mundo. Por isso, precisamos envolver cada vez mais instituições na divulgação desse tema. A Maternidade Benedito Leite, toda a Rede de Saúde Estadual e o Instituto Acqua estão nesse momento envolvidos com essa campanha”, comentou o diretor geral, Manoel Pimentel.

Alerta educativo – Os estandes educativos dos acadêmicos traziam alerta e orientações sobre o câncer de mama, formas de prevenção, autoexame e benefícios da amamentação como forma de combate à doença.

Álvaro Andrade, aluno do 6º período do Curso de Enfermagem, explicou os benefícios da amamentação como fator de prevenção ao câncer de mama. “Trouxemos informações do quanto a amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama nas mulheres. Às vezes elas acham que não pode influenciar em nada, mas manter a amamentação durante o período prescrito contribui com a prevenção do câncer de mama”, disse.

No estande da nutrição, os estudantes, com base no Instituto Nacional de Câncer (INCA), alertaram sobre a importância da alimentação saudável e os fatores extermos e internos que podem contribuir para desencadear a doença. Entre as dicas elencadas pelos acadêmicos estavam: cozinhar em família, fazer boas escolhas alimentares, oferecer preparações saudáveis e criativas no dia a dia, evitar vegetais em conserva, macarrão instantâneo, entre outras informações.

O primeiro dia de atividades foi encerrado com um aulão de zumba. De acordo com a educadora física Karina Sousa, que comandou o momento, os movimentos durante os exercícios físicos contribuem para elevação da autoestima. “Foi uma aulão dinâmico e dançante. A dança eleva a autoestima da gente e melhora em tudo. Ela faz bem para a mente e para o corpo”, pontuou.

Doação de lenços e cabelos – Ainda como parte do Outubro Rosa, a unidade de saúde promove até o dia 20 de outubro a campanha de arrecadação de lenços que serão doados à instituição que cuida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. As doações podem ser feitas na administração da maternidade.

No próximo dia 15 de outubro será realizado o Dia de Beleza, com limpeza de pele e maquiagem, às 14h, na Recepção de Visita. Na ocasião também acontecerá a Campanha Corte Solidário. A ação prevê conscientizar a doação de cabelos para mulheres com câncer.

A programação segue no dia 22 de outubro com a tarde de relaxamento. As atividades serão encerradas no dia (29) com lanche da tarde e depoimentos de mulheres que vivenciaram a luta contra o câncer de mama, além da entrega das doações.

“É um mês de prevenção ao câncer de mama, de sensibilizar não só as mulheres, mas os homens também, uma vez que eles também são suscetíveis a adquirir o câncer de mama. Precisamos sempre lembrar que o autoexame e o autocuidado, com o diagnóstico precoce, são fundamentais no tratamento. Queremos ainda lembrar da importância da doação dos lenços e do cabelo para as mulheres que lutam contra o câncer de mama”, concluiu a coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *