contato@institutoacqua.org.br

Paciente alérgica ao látex realiza parto na Maternidade Benedito Leite (MA) e elogia atendimento

06/08/2019

Logística foi montada para receber gestante e não oferecer risco de contato com o material durante o parto e o puerpério; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

As lágrimas de Maria Francisca Machado, 28 anos, no Centro Cirúrgico 2 da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), expressavam a felicidade, alívio e o amor pelo nascimento da primeira filha, Laura, ocorrido na última segunda-feira (05/08). Residentes do município de Santa Inês, distante 247 km da Capital maranhense, o casal Maria Francisca e Julimar das Chagas Rodrigues, juntos há 11 anos, planejaram o momento. Assim como a gravidez planejada, o parto também foi rodeado de muito cuidado. Maria é alérgica ao látex e qualquer produto que contenha esse material – como as luvas utilizadas em procedimentos hospitalares. Para que o parto ocorresse sem riscos, uma logística foi montada pelo Instituto Acqua, que gerencia a maternidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Agora é só agradecimento. Fui extremamente bem cuidada por todos envolvidos nessa luta para a chegada tranquila da Laura”, contou. O nascimento de Laura é resultado de uma articulação da SES e Instituto Acqua. Com 38 semanas, Maria Francisca foi atendida na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), também sob gestão Acqua. Após duas consultas com o obstetra e já com 41 semanas, Maria teve o parto agendado para a última segunda-feira na Benedito Leite. Laura nasceu com 2,912 quilogramas. Na rede privada, o parto custaria, em média, mais de 15 mil reais.

“Cheguei dia 18 de julho aqui [em São Luís] e consultei duas vezes. Queria que evoluísse para o parto normal, mas como não evoluiu me internei. Aqui na Maternidade Benedito Leite me atenderam rápido e fui logo para a sala do médico e de lá para a sala de cirurgia. Tenho muito a agradecer”, comentou a mãe.

No Centro Cirúrgico, a equipe utilizava luvas sem látex. Toda a limpeza do local, incluindo instrumentos e equipamentos, foi cuidadosamente realizada para retirar até mesmo pó de látex que pudesse permanecer no ambiente.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena, explica como foram os momentos no Centro Cirúrgico. “Desde a portaria até o Centro Cirúrgico e o pós-operatório, havia uma equipe preparada para utilizar somente o material que ela tinha condições de ser tocada. Todo o fluxo foi organizado visando evitar qualquer tipo de complicação para a paciente”, explicou.

Após ser atendida na Recepção e na Classificação de Risco, a paciente foi encaminhada para a Sala de Cirurgia, onde uma equipe já a aguardava para dar início ao parto. “Sabíamos que só o contato com o pó poderia desencadear uma reação alérgica grave. As borrachas de silicone não foram usadas, porque só foram utilizadas compressas”, completou Kelma.

Alegria – Acompanhando de perto o parto da primeira filha, Julimar não continha o sorriso no rosto ao olhar pela primeira vez a filha. Na Sala de Reanimação Neonatal, onde são feitos os primeiros cuidados com o bebê, ele contou a alegria ao ver a filha. “Desde o começo do nosso relacionamento que a gente conversava que teríamos um filho ou filha quando tivéssemos condições financeiras melhores. E esse foi o momento. Agora é só felicidade. Nos deram todo suporte e estavam sempre muito preocupados, era só isso que queríamos”, pontou sorridente o pai de Laura.

Maria Francisca descobriu há quatro anos que é alérgica ao látex. “Comecei a trabalhar em uma clínica e ao entrar em contato com as luvas de látex tive várias reações e elas evoluíram a ponto de ficarem graves como até sangrar o nariz e desmaio. Meus chefes compraram um tipo de luva específica para que eu pudesse continuar a trabalhar”.

Especialistas contam que os sintomas podem variar desde uma irritação na pele até ao choque potencialmente fatal. Além das luvas de procedimentos, balões e preservativos também estão no grupo de materiais que podem desencadear uma situação alérgica. Na lista dos problemas que podem surgir com o contato ao látex estão queda de pressão arterial, vermelhidão, sérios problemas respiratórios e falta de ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *