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Paciente atendida emergencialmente na Unidade Sorrir (MA) elogia atendimento

03/05/2020

Durante pandemia, apenas casos de urgência ou emergência são atendidos, cumprindo protocolo de precaução do Governo do Estado, da Anvisa e do Instituto Acqua

Com fortes dores no dente, Ana Célia Santos Mafra, 53 anos, precisou de atendimento odontológico de emergência e a assistência especializada foi realizada pela equipe da Unidade de Especialidades Odontológicas (Sorrir), em São Luís (MA), na última terça-feira (28/04).

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o centro odontológico é referência estadual de atendimento de urgência e emergência em saúde bucal durante a pandemia do novo coronavírus. Em pouco menos de uma hora de atendimento, a técnica de enfermagem se sentiu aliviada.

“Iniciei tratamento de canal e estava com curativo. Meu dente começou a doer demais e procurei um centro odontológico municipal. Eles me medicaram e caso a dor voltasse, me indicaram vir aqui na Sorrir”, disse Ana Célia.

A unidade tem realizado, desde 2 de abril, atendimentos de emergências odontológicas, como dor de dente, rosto inchado, sangramento gengival, fraturas dentais e outros processo inflamatórios. Já foram realizados mais de 200 atendimentos de emergência, desde então.

“A maioria chega na unidade com dor de dente, algum abscesso ou processo inflamatório que precisa de intervenção imediata. Aqui ele primeiro responde um questionário para identificar se tem sintoma gripal, teve contato com alguém infectado pelo coronavírus, se viajou para área de risco e aferimos a temperatura. Depois, fazemos exame radiológico para definir o tratamento”, explicou Fabrício Saraiva, diretor do Sorrir.

A Unidade Sorrir adotou medidas de precaução como forma de prevenção à Covid-19. Os pacientes são orientados a higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Já os profissionais realizam o atendimento com equipamentos de proteção individual, com uso de máscaras, luva, gorro, óculos de proteção e avental. Os atendimentos gerais, como limpezas, restaurações e próteses dentárias, foram suspensos.

Ainda como medida de prevenção, a entrada dos acompanhantes foi limitada. Adultos entram sozinhos, e os idosos e as crianças com apenas um acompanhante. Ana Célia saiu agradecida e elogiou o atendimento. “O atendimento é muito bom e eu não conhecia a unidade, já tinha ouvido falar, feliz em ter aliviado a dor e conseguido o tratamento”.

O Sorrir está funcionando em conformidade com as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o protocolo de precaução do Governo do Estado, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser realizado por meio de um call center: (98) 3232-5355 e 3221-4621.

 

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