contato@institutoacqua.org.br

Paciente da Policlínica Santa Inês (MA) destaca cuidados no tratamento de Lúpus

23/02/2022

Fevereiro é conhecido como o mês Roxo e tem como propósito conscientizar sobre o diagnóstico, cuidados, tratamento, além de combater o preconceito existente da doença; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A paciente Cleidiana de Sousa Santos, 33 anos, recebe tratamento para Lúpus durante três vezes na semana. A rotina começou há quase um ano na Policlínica de Santa Inês (MA). A doença tem como característica distúrbio crônico que causa o aumento excessivo de anticorpos no organismo. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas, sangramento pelo nariz e inchaço nos tornozelos e dedos das mãos.

Aos 17 anos, Cleidiana descobriu a doença, e com ajuda do diagnóstico do reumatologista, iniciou o tratamento adequado para Lúpus cutâneo, esse é um dos tipos da doença e tem como característica erupção cutânea vermelha e escamosa na pele, muitas das vezes o excesso de exposição solar provocam as lesões.

“Independentemente de qualquer situação que o Lúpus venha causar, o importante é nunca desistir de viver, é preciso ter sempre confiança. A doença depende muito do emocional, tem dias que não ficamos bem, mas penso em tudo que já passei e isso me motiva a seguir em frente”, comenta.

Há quase um ano, Cleidiana frequenta a Policlínica Santa Inês para consultas e também troca de curativo. “O atendimento é ótimo, e desde que vim para cá, o tratamento comigo nunca mudou, mesmo quando souberam que eu tinha Lúpus, os funcionários sempre me tratam muito bem mesmo, por isso me sinto acolhida na unidade. Os profissionais são bastante atenciosos”, garante.

A enfermeira Rosally Aires acompanha o tratamento da paciente há seis meses e destaca que é desafiador, uma vez que o cuidado depende do tipo de manifestação da doença. “Ter Lúpus é conviver com a imprevisibilidade da progressão e remissão dos sintomas. É válido ressaltar que promover um ambiente calmo e seguro, além de estabelecer metas e orientar o paciente sobre a importância da regularidade do tratamento é simplesmente fundamental para alcançar resultado positivo”, explica.

Fevereiro Roxo – Durante todo o mês de fevereiro, são usadas as cores roxo e laranja, respectivamente representam o Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e tipos graves de câncer – Leucemia. O intuito do mês Roxo e Laranja é conscientizar sobre diagnóstico, cuidados, tratamento, além de combater o preconceito existentes para essas doenças.

É importante sempre seguir todas as orientações médicas e fazer uso das medicações de forma correta. O Lúpus tem suas complicações, caso não ocorra o acompanhamento regular, as crises podem surgir de forma mais severa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *