contato@institutoacqua.org.br

Paciente internado na UTI do Hospital Tomás Martins (MA) declara amor à esposa

13/06/2019

Atitude contou com apoio da equipe da unidade; beijos, abraços, uma carta e um cartaz selaram ainda mais o amor do casal juntos há 35 anos

O Dia dos Namorados, data comemorada na última quarta-feira (12/06), tinha tudo para ser apenas mais uma data para o casal Suenilde Santos de Moura, 55 anos, e Vicente de Deus Moura, 62. Ele está internado desde o último dia (31/05) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), a 249 km da capital São Luís. Mesmo diante de todas as limitações impostas pelo acidente vascular cerebral, que o levou à UTI, o aposentando desejava demonstrar todo o amor pela esposa. Com um cartaz e uma carta nas mãos, ele recebeu a esposa no leito da UTI. Beijos e abraços selaram ainda mais o amor do casal – juntos há 35 anos.

As duas lembranças foram escritas pelas enfermeiras Ana Patrícia dos Santos Soares e Daniele Alves Cabral, com base nas palavras do aposentado. A homenagem foi idealizada no momento do banho no leito. Após uma conversa com as profissionais de saúde, ele pediu que elas escrevessem a carta à esposa, de acordo com o que ele dizia.
“Fiquei muito emocionada quando entrei na UTI e ele estava me esperando com o cartaz na mão. Foi uma linda declaração de amor. Já estou super ansiosa para que ele retorne logo para nossa casa”, disse Suenilde.

Além do cartaz e da carta com palavras sobre o amor dos dois, as equipes do Macrroregional Tómas Martins criaram um momento especial para o casal. Corações foram distribuídos no chão guiando Suenilde até o leito onde o marido a esperava. “Enquanto eu escrevia, ele chorava. Isso mexeu com todos. Fiquei muito feliz em poder ajudar ele a dizer para a esposa o quanto ele a amava”, lembra a enfermeira Ana Patrícia.

Práticas como as realizadas pela equipe do Hospital Macrorregional Tómas Martins reforçam a importância do trabalho humanizado desenvolvido nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A supervisora de enfermagem da UTI, Regina Fernanda Soares de Amorim, explicou os ganhos com a presença da família durante os dias em que o paciente permanece internado.

“Essas atitudes amorosas e os cuidados humanizados que ofertamos aos nossos pacientes refletem significativamente melhoria clínica de cada pessoa. Mesmo diante de toda a rotina dentro de uma UTI, buscamos dar um tratamento humanizado para que cada paciente sinta-se bem acolhido”, comentou.

2 comentários em “Paciente internado na UTI do Hospital Tomás Martins (MA) declara amor à esposa”

  1. Vaneza disse:

    Não importa em que situação as pessoas estejam, más que sempre haja amor entre elas.

  2. Charlete disse:

    Que lindooo???? parabéns aos profissionais, conheço esse Casal já morei bem do ladinhos deles, é uma família linda, ela merece, que seu Vicente melhore logo em nome de Jesus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *