contato@institutoacqua.org.br

Paciente internado no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza visita à praia com acompanhantes e equipe médica

05/08/2022

Em tratamento paliativo, Antônio Alexandrino, 32 anos, conheceu de perto o mar em ação de humanização; hospital é administrado pelo Instituto Acqua

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), administrado pelo Instituto Acqua, desenvolve iniciativa de humanização para paciente em tratamento paliativo. Antônio Alexandrino, 32 anos, de Olho D’Água das Cunhãs, está há 25 dias internado. Com sintomas iniciais de dores epigástricas o paciente teve diagnóstico de câncer gástrico expansivo com dificuldade para deglutir alimentos sólidos e pastosos, seguindo para dieta líquida. Com tratamento paliativo em andamento, Antônio relatou o desejo de conhecer de perto o mar, mesmo sabendo de suas limitações, e o passeio ocorreu na última quarta-feira (03/08).

As equipes do cuidado paliativo, clínica cirúrgica, equipe médica e multiprofissional composta por fisioterapeutas, enfermeiras, técnica de enfermagem, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional foram responsáveis pela organização do passeio. Na ocasião, a esposa e irmã do paciente participaram da atividade com pequena caminhada, além de uma pausa para apreciar o mar, a brisa e água de coco.

Patrissandra Corrêa, psicóloga que integra a equipe de assistência a paciente em cuidados paliativos, explica que o hospital não se preocupa apenas com a saúde física, mas sobretudo mental. “O desejo do Antônio era conhecer o mar, então resolvemos fazer essa ação para que ele se sentisse ainda mais acolhido. É a preocupação que vai além do cuidado da saúde física, envolve o biopsicossocial, pontua.

“É muito bom poder presenciar de perto o mar, já tinha olhado a praia de longe, mas nunca tão perto assim. Estou muito feliz. Queria estar mais perto do mar, mas só de estar aqui já me sinto feliz”, falou Antônio Alexandrino.

Ana Maria Gomes de Macedo, esposa de Antônio, relatou a importância dessa atenção. “Nós, acompanhantes, somos bem tratados. Antônio é bem medicado e recebe carinho de todas as enfermeiras e médicos. Ele é bem cuidado. Espero que esse incentivo dure, e mais pacientes recebam esse cuidado. Gratidão”, agradeceu, emocionada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *