contato@institutoacqua.org.br

Paciente recebe alta após 4 meses de tratamento contra Covid-19 na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

26/06/2021

Andreia Alves da Silva Fagundes, 34 anos, registrou longos dias de internação, intubação e nascimento do filho, que passou a conhecer apenas 2 meses depois de ser extubada; paciente teve alta e retornou para a cidade onde reside, Buriticupu

 

Na última quinta-feira (24/06), equipe médica da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES), atribuiu alta para Andreia Alves da Silva Fagundes, 34 anos. Internada por Covid-19, a paciente que aguardava a chegada do segundo filho deu entrada na maternidade em 20 de fevereiro, com apenas 28 semanas de gestação. Com agravamento dos sintomas da Covid-19 e pressão alta, a paciente foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na mesma data. Ela conheceu o filho após 2 meses e 8 dias e totalizou quatro meses de internação.

 

A MACMA ofertou tratamento com equipe multiprofissional para que fosse garantido suporte à paciente. No decorrer da internação em UTI, Andreia Fagundes foi submetida à cesariana em 16 de março, com 31,4 semanas, permanecendo intubada por longo período. Durante a alta, equipe esteve reunida para prestar homenagem. “Sua história nos ensinou muito. Ela esteve à beira da morte e sempre com fé e sorridente”, ressalta o diretor-administrativo da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Leonardo Lopes Cruz.

 

“Fiz muitos amigos aqui. As pessoas são maravilhosas, tratam muito bem a gente, é um ótimo atendimento. Às vezes a gente se pergunta o porquê de tudo isso, mas a gente não consegue entender. Só Deus mesmo para explicar e mostrar o caminho”, relata Andreia Fagundes.

 

Leandro Silva Fagundes, 35 anos, marido de Andreia, acompanhou o tratamento da esposa e conta sobre a escolha do nome do filho. “Fiz um propósito a Deus que só voltaria para casa com minha esposa. Inclusive, o nome dele [filho] seria Leonardo, mas quando aconteceu tudo isso coloquei o nome de um santo, José, pai de Jesus”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *