contato@institutoacqua.org.br

Paciente recupera movimento após cirurgia complexa realizada no Hospital Regional de Ponta Porã (MS)

21/02/2020

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

Após passar 13 anos com graves limitações do braço esquerdo, provocadas por um trauma que sofreu durante um assalto, Nancy Villa Alta, 39 anos, do município de Coronel Sapucaia, acaba de realizar cirurgia ortopédica no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), e recuperou os movimentos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Estou grata por todos que contribuíram para minha cirurgia. Sofri durante 13 anos com o braço deformado e era muito difícil para trabalhar e cuidar dos meus filhos. Correu tudo bem com a cirurgia. A equipe de médicos e enfermeiros realizou um excelente trabalho”, contou a paciente.

O médico ortopedista, Michel Abdulahad, especialista em ombro e cotovelo, explicou sobre o procedimento complexo. “A paciente tinha uma fratura anterior de úmero e a falta de consolidação dessa fratura resultou no que chamamos de pseudoartrose, podemos defini-la como uma articulação anormal entre extremidades de uma fratura. Foi realizada uma intervenção cirúrgica complexa onde removemos parte do osso, colocamos um enxerto que retiramos da bacia, placa e pinos. Com a cirurgia ela recuperou o movimento e a capacidade de utilizar o braço novamente”, descreveu.

O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 121 leitos, sendo 10 destinados a cirurgia geral, 19 para ortopedia e traumatologia, 32 leitos para clínica geral, 17 de obstetrícia, 3 para ginecologia, 4 psiquiatria e 26 leitos para a pediatria. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para o secretário de Saúde do município de Coronel Sapucaia, Flávio Galdino, a parceria com o Hospital Dr. José de Simone Netto foi fundamental diante do quadro da paciente. “Graças ao empenho e parceria do Hospital Regional de Ponta Porã junto com a Central de Regulação de Coronel Sapucaia, a paciente passou a ser atendida e acompanhada até que fosse realizada sua cirurgia. O sentimento de gratidão e empatia foram os que tomaram conta de toda nossa equipe, que muito tem a agradecer ao Hospital Regional e todos os colaboradores que tanto contribuíram para que houvesse esse desfecho feliz após 13 anos de tanta espera”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *