contato@institutoacqua.org.br

Pacientes atendidos no Centro de Hemodiálise de Balsas (MA) elogiam assistência

27/03/2021

Serviço funciona no Hospital Regional de Balsas e mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Os primeiros pacientes a serem atendidos no Centro de Hemodiálise de Balsas, no Maranhão, elogiaram o acolhimento recebido pela equipe da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na tarde da última quinta-feira (25/03). O novo equipamento de saúde integra o Hospital Regional de Balsas e foi inaugurado no dia 19 de março.

Carmelina Cattani, 85 anos, é moradora da cidade de Balsas. Há um ano e meio, por conta de uma nefropatia diabética, teve a rotina modificada para fazer o tratamento de saúde, que inclui acompanhamento com médico ortopedista e restrições alimentares em decorrência de Diabetes. Ela alugou um apartamento na cidade de Imperatriz, que até então era o lugar mais próximo para fazer a diálise.

“Vivia muito triste, com saudade dos meus familiares. Agora posso fazer meu tratamento próximo dos meus filhos, dos meus netos. É uma alegria muito grande. O atendimento aqui é outra coisa, a equipe é muito atenciosa”, disse.

O mesmo sentimento é relatado por Edson de Sousa Silva, 32 anos. Também morador de Balsas, fez o percurso igual ao de Carmelina, morando em casa alugada em Imperatriz, custeado por benefício municipal.

“Tinha que fazer tudo sozinho e agora posso contar com o apoio e cuidado dos meus familiares. O atendimento aqui é nota 10”, falou Edson. Doze pacientes realizaram diálise na última quinta-feira. O serviço funciona das 7h às 21h e conta com estrutura de 10 poltronas para atender a 30 pacientes com doença crônica renal, diariamente. Os atendimentos são acompanhados por equipe multidisciplinar.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Aguiar, o centro de hemodiálise foi um ganho importante para toda região Sul do Maranhão. “Além de oferecer atendimento e assistência em saúde com qualidade, o serviço veio proporcionar o convívio familiar, a autoestima desses pacientes, um ganho enorme em qualidade de vida e bem-estar”, finalizou.

Hemodiálise – O tratamento dialítico realiza a filtração do sangue quando os rins não funcionam corretamente. O tempo e a frequência das sessões podem variar de acordo com a gravidade do comprometimento renal, podendo ser indicada sessões de 4 horas, 3 a 4 vezes por semana.

A hemodiálise é feita com a utilização de um aparelho chamado dialisador, por onde o sangue circula e passa por um filtro que tem como função eliminar as substâncias que estão circulando em excesso que podem ser prejudiciais para o organismo. Após a filtração, o sangue limpo, sem toxinas e com menos líquidos, retorna à circulação sanguínea através de um outro cateter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *