contato@institutoacqua.org.br

Pacientes elogiam atendimento em quatro anos do Hospital Regional Dr. Jackson Lago (MA)

03/10/2019

Mais de 2 milhões de atendimentos foram realizados pela unidade até agosto de 2019; Hospital celebrou aniversário com programação que teve mutirão, ginástica laboral com colaboradores, palestras e corte de bolo

Com atendimento de referência para 42 municípios da região norte do Maranhão, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA) comemorou quatro anos de funcionamento no último sábado (28/09). A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu elogios de pacientes e acompanhantes durante as comemorações do quarto aniversário. Em quatro anos, o aparelho de saúde realizou 2.113.984 atendimentos entre cirurgias, mutirões, internações, consultas profissionais, procedimentos ambulatoriais e serviços de apoio diagnóstico e terapia (SADT).

Maria Barbara Nogueira, natural de Palmeirândia, distante 119 km de São Luís, contou como tem sido o atendimento à filha Evelyn Vitória, 6 anos, internada na Pediatria há quase um mês. “Tanto eu como minha filha estamos sendo muito bem tratadas. Hoje ela já tem melhora. Quando chegar na minha cidade vou dizer que fui bem tratada”, relatou.

O trabalho humanizado e qualificado das equipes que compõem a unidade de saúde é também lembrado por Pedro Celestino Campos Mendes, 28 anos, internado há cinco meses no leito 63 da clínica médica. “Sofri um acidente de moto há onze meses. Passei por vários hospitais e quando piorei me trouxeram para o Dr. Jackson Lago. Aqui sou bem cuidado, os médicos me atendem bem, as enfermeiras também. Sou um privilegiado. Todo dia ao final da tarde pego sol das 17h”, contou o morador da cidade de São Bento, uma das cidades atendidas pelo Regional Dr. Jackson Lago.

Programação de aniversário – A programação especial de aniversário contou com a realização de 70 exames no mutirão de ultrassonografia e coleta de material para exame do colo do útero. Além desta atividade, foi promovida uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial do Coração com oferta de serviços como aferição de pressão arterial, orientações e um diálogo com os colaboradores e pacientes sobre a importância dos cuidados com o coração.
Abordando o tema sobre depressão e suicídio, o psicólogo Tony Luis dialogou com colaboradores e pacientes também como parte das atividades pelo 4º aniversário da unidade. Além desta ação, as assistentes sociais Maria Estrela e Dilma Silmas conduziram palestra sobre Saúde Mental.

Outros destaques na programação foram as músicas cantadas por Tyele Silva e Lisboa Silva durante o projeto de musicoterapia. Com músicas alegres, as artistas levaram alegria aos pacientes da clínica médica e UTI.

Durante a programação de aniversário, o enfermeiro Diego Froes, representando o Instituto Acqua, destacou o empenho dos colaboradores que integram o Regional Dr. Jackson Lago. “Temos no Hospital Regional Dr. Jackson Lago profissionais de grande competência. Quero parabenizar todas as equipes que atuam aqui nesta unidade, pois é cada um de vocês que faz com que isso tudo aconteça e possamos prestar um serviço de qualidade para mais de 600 mil pessoas dos vários municípios que são abraçadas pelo hospital”, enfatizou.

Resultados – O diretor geral do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, Roberto Seabra, parabenizou a equipe e lembrou os números alcançados pela unidade de saúde. “Este hospital realizou mais de 2 milhões de procedimentos nestes quatro anos. Isso é resultado de uma união multiprofissional para atingir o sucesso das ações. É resultado de muito trabalho, muita dedicação de todos os nossos colaboradores. Quero parabenizar a todos e dizer muito obrigado pelo trabalho de cada um”.

De janeiro a agosto deste ano foram realizados 422.529 atendimentos. Desse total, foram 268.739 procedimentos de S.A.D.T. e 85.479 consultas multiprofissionais. Consultas médicas somam 23.491. Este ano os resultados foram completados com as 2.737 internações e 2.146 cirurgias.

Nos quatros anos de funcionamentos, a unidade realizou 1.338.359 de procedimentos de S.A.D.T., os procedimentos ambulatoriais foram 186.316. As consultas multiprofissionais 435.580, consultas médicas (124.780), cirurgias (12. 235) e internações (16.714). Os dados ainda demonstram, ao longo dos anos, um aumento na produtividade da unidade. Em 2015 foram 64.736 atendimentos no total. No ano de 2016 foram contabilizados 436.416, no ano seguinte, 2017, o número de atendimento subiu para 560.153. Ano passado, os atendimentos foram fechados em 630.150.

O Hospital Regional Dr. Jackson Lago atende casos de média e alta complexidade. A unidade recebe pacientes de hospitais dos municípios de abrangência, mediante um processo pela Central de Regulação.

O equipamento de saúde ainda conta com o serviço de Hemodiálise. O local disponibiliza equipe multiprofissional qualificada para o atendimento ao paciente renal crônico. Os pacientes são atendidos diariamente em regime de três turnos.

Prestigiaram as comemorações pelo aniversário, a diretora-administrativa Margarida Mendes; o gerente administrativo, Antonio José Sá Neto, o representante da Regional de Saúde, Eduardo Carvalho, a coordenadora de enfermagem Luize Melo, além de pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *